23 de agosto de 2016

Alunos de Publicidade discutem marcas com agência local

Na sexta-feira, 19 de agosto, os alunos da sexta fase de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE conversaram com o publicitário Jorge Deichmann, proprietário da agência brusquense Deichmann Design, sobre construção de marcas no mercado regional. A atividade faz parte da proposta curricular do curso, cujo objetivo é aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho em atividades relacionadas às disciplinas desde a primeira fase.

O objetivo do encontro, que reuniu comunicação, design e gestão no mesmo bate-papo, foi desmitificar a construção de marcas na contemporaneidade, fazendo que os acadêmicos compreendessem o processo complexo da formação do conceito de marca do ponto de vista comunicacional. Nesse contexto, como afirmou o palestrante, a marca (ou logo) é a peça fundamental na construção da imagem de uma empresa.

Para o professor da disciplina Design e Gestão de Marcas, Rafael Marques de Albuquerque, palestrantes que possuem vasta experiência no mercado enriquecem o entendimento dos estudantes porque trazem um outro ponto de vista às discussões em sala.

— O professor, mesmo propondo uma abordagem ampla, traz consigo suas visões, uma perspectiva específica. O visitante trouxe outra visão, de alguém que dedicou sua vida profissional ao design de marcas. A palestra possibilitou que os estudantes compreendessem melhor o projeto de marcas no contexto local, algo que também é importante para a atuação profissional dos acadêmicos — avalia Albuquerque.

A acadêmica Daiane Samara Amorim concorda que a interação entre universidade e mercado de trabalho possibilita o crescimento da análise prática da profissão, permitindo que discussões tão atuais como a construção de marcas no século XXI possam ser debatidas de forma dinâmica.

—Nos perguntavam: o que é uma marca? Na disciplina, aprendemos todo o conceito, e aí vem um profissional com mais de trinta anos de experiência e mostra como é a construção, o desenho, e o que é uma marca na prática. Acho que isso é o mais importante: aprender que uma marca tem um significado sentimental, tem relação com os valores da empresa. É muito rico ter esse contato com profissionais da área. O encontro foi muito produtivo, com certeza esperamos outros assim — diz.

Ao final do encontro, os acadêmicos puderam tirar uma conclusão principal: é indispensável para conhecer a natureza e os fundamentos da marca enquanto desenho e conceito.

— É a marca que condensará em si todos os atributos transmitidos por meio dos mecanismos de comunicação. A marca será o elemento constante e nunca ausente nas peças publicitárias. Por causa dessa importância; portanto, é muito útil conhecer como se cria seu desenho. Conhecer em profundidade este rico componente do composto de marketing é saber como melhor utilizá-lo e dele extrair o máximo para benefício do cliente e do mercado — finaliza Deichmann.

Texto e fotos: Divulgação
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

UNIFEBE ofertará oficina gratuita sobre integração entre inovação e desempenho operacional
Inovação