06 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE assistem aula sobre Direito Tributário com professora da Graduação

Atividade faz parte dos itinerários formativos do novo Ensino Médio

Um dos itinerários do novo Ensino Médio oferecido aos alunos do Colégio UNIFEBE é voltado especialmente para a Educação Financeira. A inserção desse assunto no currículo proporciona a aproximação do aprendizado escolar para a vida cotidiana e incentiva os estudantes a desenvolver, desde cedo, uma relação responsável com seus recursos financeiros.

Os alunos que estão na segunda série do Ensino Médio, e optaram por esse itinerário desde a primeira, já estão cursando o terceiro semestre, já que a disciplina é ofertada semestralmente. No primeiro semestre, eles estudaram sobre planejamento financeiro e hábitos de consumo, orçamento familiar e planilhas eletrônicas. Já no segundo semestre, exploraram assuntos relacionados a financiamentos, os tipos existentes, cálculos de juros e a estatística relacionada a esse assunto. Agora, no terceiro semestre, o assunto abordado é educação fiscal, tributos e cidadania.

Aproveitando a oportunidade, a professora Simone Sobiecziak levou os alunos até a biblioteca da instituição para que tivessem um primeiro contato com a Constituição Federal, já que os artigos 145 a 162 da Carta Magna organizam o sistema tributário nacional. Na ocasião, os estudantes puderam manusear o documento, conhecer sua estrutura e ler os artigos de interesse.

Após o primeiro contato com o assunto de tributos, por meio de uma parceria com o curso de Direito, a professora Gislaine Carpena, que ministra a disciplina de Direito Tributário, foi até o Colégio UNIFEBE para uma aula, quando expôs a organização do sistema tributário, explicou regras e leis, e as espécies tributárias.

A aluna Fernanda Lira considera que a conversa com uma docente da Graduação a auxiliou na fixação do conteúdo e no desenvolvimento de um trabalho. “Tudo foi explicado de forma extremamente didática e nos fez entender um pouco mais sobre o quão complexas são as leis tributárias, além de sanar nossas dúvidas mais recorrentes. Acredito que essa aproximação de cursos da UNIFEBE com a nossa matéria de Educação Financeira é muito bem-vinda, porque nos permite conhecer um pouco mais sobre a área e como ela se relaciona com nosso aprendizado atual”, elogia.

De acordo com a professora Simone, a presença da professora Gislaine no Colégio empolgou os alunos e proporcionou um importante momento de aprendizado para eles, além de possibilitar a interlocução entre o Ensino Médio e a Graduação. “Os estudantes demonstraram um enorme interesse pelo assunto. Fizeram inúmeras perguntas e comentários durante as aulas. Eles perceberam a importância de relacionar os assuntos estudados na escola com a vida cotidiana, já que os tributos influenciam a vida de todas as pessoas. Levar temas como esse para dentro das salas de aula se alinha à demanda contemporânea da escolarização de nível básico”, salienta a professora.

A professora Gislaine afirma que proporcionar aos estudantes uma noção básica acerca do Sistema Tributário, contribui para a formação de cidadãos capazes de compreender a função social dos tributos. “Além disso, serve para reconhecer quais estão mais presentes no dia a dia, o quanto afetam a vida de cada pessoa, despertando-os para uma consciência crítica a respeito do pagamento e retorno social dos tributos e seu impacto na vida de cada cidadão, motivando-os para o exercício da cidadania plena”, finaliza.

Curso de Educação Física promove palestra e lançamento de livros

22 de agosto de 2012
Intervenções realizadas por acadêmicos de Medicina da UNIFEBE visam melhorar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde de Brusque
Medicina