31 de maio de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Alunos do Colégio UNIFEBE assistem palestra sobre a arquitetura da Villa Renaux

Casarão histórico brusquense trouxe várias inovações tecnológicas e arquitetônicas para a época

Estudantes do 1º ano do Colégio UNIFEBE assistiram a uma palestra ministrada pelo professor Francisco Skorupa, do curso de Arquitetura da UNIFEBE, sobre as contribuições arquitetônicas e tecnológicas da Villa Renaux para o modo de edificação atual. O casarão brusquense deixou um legado histórico na cidade com inovações como o uso de ar condicionado central para refrigeração, o emprego de uma caldeira a lenha para aquecimento, algo usual no país na época. Houve também redescobertas, como o emprego da técnica do enxaimel como sistema estrutural, embora não expondo o madeiramento como a técnica no norte europeu ficou conhecida.

O professor Francisco afirma que a palestra serviu para despertar a consciência de uma nova geração para o fato de que no passado, frequentemente, são extraídas soluções ótimas para problemas atuais. “Pudemos demonstrar a necessidade de responsabilidade e lucidez para edificar verdadeiramente de modo sustentável. A Villa inovou também ao implantar um sistema de coleta de águas pluviais, que será cada vez mais comum diante das questões de sustentabilidade que vivemos”, exemplifica.

A palestra faz parte dos itinerários formativos que analisam a representação e identidade sociocultural da região de Brusque, e foram definidos no início do ano, quando a Villa Renaux foi decidida como objeto de estudo a ser explorado. A professora Simone Sobiecziak revela que os alunos irão criar um desenho em escala geométrica e desenvolverão uma maquete de um elemento arquitetônico da casa principal da Villa, como janelas, ar condicionado, iluminação ou persianas. “A partir disso, iremos fazer uma análise do patrimônio histórico e arquitetônico. A palestra serviu para que os alunos conhecessem todos os elementos arquitetônicos presentes no local, com riqueza de detalhes. Isso auxiliará os estudantes a concluírem seus projetos”, salienta a professora Simone.

O estudante Miguel Floriani elogia a palestra e garante que o momento irá auxiliá-lo no desenvolvimento de seu trabalho. “Pudemos descobrir vários detalhes sobre a casa e surgiram várias novas ideias”, afirma.

Inscrições para especializações na Unifebe encerram na segunda

24 de agosto de 2009
Turma de Design de Moda da Unifebe expõem releitura de figurino