14 de agosto de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Curso de Engenharia Mecânica representa a UNIFEBE em Congresso Nacional

Acadêmicos da 8ª fase apresentaram projetos científicos desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF).

O curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representou a instituição no 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF 2019). O evento foi realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, em São Carlos (SP).

No maior congresso nacional na área de Engenharia de Fabricação, os acadêmicos da 8ª fase do curso de Engenharia Mecânica, André Gonçalves e Luiz Carlos Santana de Freitas, apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE.

Os trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso foram orientados pelo professor Denis Boing, no Grupo de Pesquisas em Engenharia Mecânica (GEAR), dentro da linha de pesquisa “Engenharia de Precisão”. O GEAR é coordenado pelo professor Rodrigo Blödorn.

Para os acadêmicos que representaram a UNIFEBE, participar de congressos na área se mostra relevante para ampliar os conhecimentos e complementar o currículo. “Os contatos realizados com outros alunos de graduação, pós-graduação e professores, deixam evidente o quão importante é o incentivo à pesquisa e inovação dentro das universidades”, destacam os estudantes André Gonçalves e Luiz Carlos Santana de Freitas.

“Poder participar do 10º COBEF com três trabalhos realizados na nossa instituição, somado aos feedbacks que recebemos, reforça o sentimento de que estamos trilhando um bom caminho”, enfatiza o coordenador de TCC do curso de Engenharia Mecânica Rodrigo Blödorn.

10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

O COBEF é promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), com o objetivo de discutir os resultados mais atuais de pesquisas ligadas às tecnologias de fabricação. No evento, profissionais da área, professores e acadêmicos debatem temas de cunho tecnológico e científico, em sintonia com as realidades brasileiras e mundial.

Conheça os trabalhos publicados pela UNIFEBE no 10º COBEF:

– Influência da microgeometria do gume e do revestimento em insertos de metal-duro no torneamento do aço AISI 4340 com 55HRC (André Gonçalves e Denis Boing)

– Impacto da rugosidade inicial do eletrodo no resultado de trabalho do processo de eletroerosão por penetração (Felipe Schell Russi, Igor Teixeira, Luiz Carlos Santana de Freitas e Denis Boing)

– Avaliação das estratégias de usinagem no fresamento de superfícies inclinadas com fresas esféricas (Gabriel Habitzreuter, Luiz Carlos Santana de Freitas e Denis Boing)

Acadêmicos faltantes no Enade 2017 deverão justificar ausência
Enade