14 de agosto de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Curso de Engenharia Mecânica representa a UNIFEBE em Congresso Nacional

Acadêmicos da 8ª fase apresentaram projetos científicos desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF).

O curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representou a instituição no 10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (COBEF 2019). O evento foi realizado entre os dias 5 e 7 de agosto, em São Carlos (SP).

No maior congresso nacional na área de Engenharia de Fabricação, os acadêmicos da 8ª fase do curso de Engenharia Mecânica, André Gonçalves e Luiz Carlos Santana de Freitas, apresentaram os resultados de projetos desenvolvidos no Centro de Tecnologia e Inovação em Fabricação (CTIF) da UNIFEBE.

Os trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso foram orientados pelo professor Denis Boing, no Grupo de Pesquisas em Engenharia Mecânica (GEAR), dentro da linha de pesquisa “Engenharia de Precisão”. O GEAR é coordenado pelo professor Rodrigo Blödorn.

Para os acadêmicos que representaram a UNIFEBE, participar de congressos na área se mostra relevante para ampliar os conhecimentos e complementar o currículo. “Os contatos realizados com outros alunos de graduação, pós-graduação e professores, deixam evidente o quão importante é o incentivo à pesquisa e inovação dentro das universidades”, destacam os estudantes André Gonçalves e Luiz Carlos Santana de Freitas.

“Poder participar do 10º COBEF com três trabalhos realizados na nossa instituição, somado aos feedbacks que recebemos, reforça o sentimento de que estamos trilhando um bom caminho”, enfatiza o coordenador de TCC do curso de Engenharia Mecânica Rodrigo Blödorn.

10º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação

O COBEF é promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), com o objetivo de discutir os resultados mais atuais de pesquisas ligadas às tecnologias de fabricação. No evento, profissionais da área, professores e acadêmicos debatem temas de cunho tecnológico e científico, em sintonia com as realidades brasileiras e mundial.

Conheça os trabalhos publicados pela UNIFEBE no 10º COBEF:

– Influência da microgeometria do gume e do revestimento em insertos de metal-duro no torneamento do aço AISI 4340 com 55HRC (André Gonçalves e Denis Boing)

– Impacto da rugosidade inicial do eletrodo no resultado de trabalho do processo de eletroerosão por penetração (Felipe Schell Russi, Igor Teixeira, Luiz Carlos Santana de Freitas e Denis Boing)

– Avaliação das estratégias de usinagem no fresamento de superfícies inclinadas com fresas esféricas (Gabriel Habitzreuter, Luiz Carlos Santana de Freitas e Denis Boing)

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Música na educação é tema de palestra na Unifebe. Inscreva-se

25 de abril de 2011
UNIFEBE participará do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina
Universidade Comunitária

UNIFEBE participará do Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Santa Catarina

18 de março de 2022