19 de julho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Alunos do Colégio UNIFEBE participam de programação cultural em intercâmbio na Alemanha

Projeto de mobilidade estudantil integra parceria entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe.

Com a bandeira da UNIFEBE e do Brasil em mãos, os sete estudantes do Colégio UNIFEBE embarcaram no último sábado (15), para uma imersão técnica e cultural na Alemanha. Até dia 27 de julho, acompanhados pela professora de Língua Inglesa, Francine Sens, de dois alunos guabirubenses e da professora da rede municipal de Guabiruba, Veluma Westarb, a comitiva brasileira vivenciará uma série de atividades na região de Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg.

A mobilidade estudantil entre o Brasil e o país europeu integra a parceria firmada entre as prefeituras de Brusque e Guabiruba com o Distrito de Karlsruhe e prevê que os alunos brasileiros se hospedem em casas de famílias alemãs. Em terras germânicas, os brusquenses e guabirubenses terão a oportunidade de conhecer os aspectos sociais, educacionais e culturais, por meio da interação com os alunos das escolas Berufliche Schule Bretten e Handelslehranstalt Bruchsal.

Sophia Köhler Chini é uma das estudantes do Colégio UNIFEBE que tem vivenciado o dia a dia da cultura germânica. Durante sua estada, Sophia foi acolhida pela família da aluna Lorena Petrovic, uma croata que reside há sete anos com seus pais na Alemanha. “Por estar na casa deles, me sinto imersa na cultura e nos costumes. Estamos aprendendo muito, já que aqui eles vivem uma realidade bem diferente da nossa no Brasil. O uso do transporte coletivo é bem comum e para a maioria das atividades nos deslocamos caminhando. É uma experiência que me fez ter uma outra visão de mundo e que com certeza vou levar para a vida”, destaca Sophia.

A programação

Logo no primeiro dia, os estudantes brasileiros apresentaram para os alemães o projeto desenvolvido com as turmas do 6º ano do Colégio UNIFEBE e da Escola de Educação Básica Municipal Anna Othília Schlindwein, de Guabiruba. O trabalho sobre coleta sustentável de lixo doméstico visava conscientizar a população sobre a importância da separação dos resíduos, propondo soluções práticas para a problemática.

No projeto, os alunos do 6º ano precisaram coletar o lixo durante uma semana, trouxeram para o Colégio, onde eles foram separados de acordo com os diferentes tipos de resíduos. A partir disso, os estudantes, em parceria com a instituição, elaboraram o projeto de iniciação científica.

Ao longo da programação, além de participar de diversas atividades com foco em sustentabilidade e meio ambiente, os estudantes visitarão pontos turísticos e culturais, como museus e parques. “Pensando nessa proposta de desenvolvimento integral do aluno, o Colégio busca proporcionar experiências para que eles aprendam além do que já é previsto no currículo escolar. O intercâmbio possibilita que eles conheçam outras culturas, resgatem a história da colonização na nossa região e vivenciem a língua estrangeira, neste caso, o idioma inglês.  Isso tudo contribui para que eles tenham um melhor desempenho no futuro”, enaltece o diretor do Colégio, professor Leonardo Ristow.

Para a professora Francine Sens, que acompanha o intercâmbio, o mais importante tem sido a troca cultural entre os participantes e a prática da língua estrangeira. “Por mais que estejamos na Alemanha, é muito comum qualquer estudante daqui falar o inglês como segunda língua e de forma fluente. Ver os nossos alunos praticando tudo o que já aprenderam é gratificante. Tem sido uma experiência única”, enfatiza.

Em outubro é a vez de os brasileiros receberem os alemães. Os intercambistas chegam ao Brasil no dia 20 de outubro e permaneceram nas casas dos alunos brasileiros até dia 1º de novembro. “A parceria com a Alemanha tem contribuído para enxergarmos potenciais melhorias na nossa região e com o nosso Colégio não será diferente. Temos a certeza de que eles voltarão cheios de ideias e com ainda mais vontade de fazer a diferença”, complementa a reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz.

Confira as fotos dos primeiros dias dos estudantes em solo europeu:

Em visita técnica virtual, estudantes de Psicologia aprendem a empreender na área de orientação profissional e de carreira
Psicologia

18 de outubro de 2023