10 de agosto de 2012

Alunos do Curso de Libras gravam vídeo musical com Língua de Sinais

Os alunos do Curso de extensão de Libras Básico, ministrado pela professora Raquel Pedroso, gravaram um vídeo musical, interpretando “Fácil” da banda Skank, com o uso da Língua de Sinais.

No curso, que aconteceu no primeiro semestre deste ano, foram apresentadas as leis e os parâmetros da língua brasileira de sinais. A professora Raquel Pedroso promoveu um debate sobre a cultura e a pedagogia surda e a inclusão do surdo na sociedade e no mundo de trabalho.

Os alunos foram estimulados a utilizar e treinar a datilologia (alfabeto manual). Dentre as atividades práticas foram simuladas situações comunicativas comuns como apresentação, saudação, pedido de informações pessoais, uso de sinais com significado como nomes, adjetivos, advérbios e verbos.

O curso proporcionou a discussão sobre a importância da Libras na construção da identidade surda, propondo uma melhor interação entre professor ouvinte e alunos surdos. A língua de sinais favorece direta ou indiretamente aos surdos o acesso a conceitos e conhecimento formais.

O vídeo que é resultado deste curso pode ser acessado por meio do link: http://www.youtube.com/watch?v=zG4gRlTjfvY.

O módulo intermediário do curso de Libras está sendo oferecido neste semestre como curso de extensão, e tem início a partir de sábado, dia 11.

Texto: Elizandra Damasceno

Visitas técnicas proporcionam aos acadêmicos conhecimentos práticos
Visita técnica

Visitas técnicas proporcionam aos acadêmicos conhecimentos práticos