Os acadêmicos da 1ª e 3ª fase do curso de Publicidade e Propaganda (PP) do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) participaram na sexta-feira, 29 de março, da atividade “Ressignificando as imagens da comunicação de massa – minorias não minoritárias”.
A ação foi realizada na Agência Experimental de Publicidade e Propaganda, na disciplina de Introdução à PP. O objetivo foi relacionar, por meio da atividade prática, a história da Publicidade e Propaganda.
O professor Gustavo Presta explica que foram utilizadas linguagens das colagens, cartazes e lambe-lambes, simulando práticas analógicas de comunicação muito usadas até hoje, que confirmam práticas originais de comunicação além do universo digital. Além disso, a atividade teve o objetivo de promover a interação prática entre os acadêmicos que estão se conhecendo e em processo de reconhecimento consigo mesmo nessa nova etapa que é a vida acadêmica.
— As principais contribuições para a formação acadêmica residem no estudo teórico e prático das raízes e origens históricas dos processos comunicacionais. Também contribuiu no desenvolvimento e exercício da linguagem visual e editorial, no exercício crítico sobre como a publicidade e a comunicação em geral criam campos de inclusão e exclusão na sociedade — ressalta.
Para Guilherme Bernardi, aluno da 3ª fase, a atividade foi muito instigante.
— É interessante ter que expressar um pensamento crítico através da linguagem visual com a ressignificação de imagens massificadas pelos meios de comunicação. Cada vez que falávamos nossas ideias com o professor, novos desdobramentos surgiam, levando o trabalho criativo a novos lugares, novos olhares — analisa.