12 de abril de 2022
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Análise semiótica é realizada por estudantes de Design Gráfico da UNIFEBE em supermercado de Brusque

Acadêmicos foram ao Supermercado Archer e analisaram embalagens e rótulos

Os acadêmicos de Design Gráfico do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram ao Supermercado Archer, no bairro Santa Terezinha, na última quarta-feira (6), para analisar, por um viés semiótico, os rótulos e embalagens dos produtos.

Em duplas, os estudantes escolheram um item, a partir de sua embalagem, e realizaram um comparativo dos rótulos e embalagens do mesmo produto em diferentes marcas. A experiência foi proposta pela professora Gabriela Poltronieri Lenzi, que leciona a disciplina Estética e Semiótica. “Possibilitar aos estudantes um contato direto com elementos cotidianos e estimulá-los a desenvolver um olhar crítico e analítico sobre eles, é fundamental para que eles aprendam e experimentem a semiótica na prática”, menciona a professora.

Agora, a partir da Teoria de Pierce, os estudantes farão a análise dos elementos estéticos das embalagens e deverão sugerir melhorias ou outras formas de vender, por meio da comunicação visual, o mesmo produto.

Para o coordenador do curso de Design Gráfico da UNIFEBE, professor Thiago dos Santos, a atividade permitiu que os estudantes tivessem um olhar prático voltado às necessidades do designer gráfico. “A visita técnica sempre é uma ferramenta que permite aos estudantes relacionarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, diante da percepção do profissional”, complementa Thiago.

Dentre todas as opções disponíveis no mercado, o que chamou a atenção do acadêmico Pedro Miguel Carvalho Fonseca e sua dupla foi a embalagem de um suco de uva integral. “A experiência de fazer a análise no mercado foi de certa forma desafiadora, pois tínhamos que olhar os produtos como designers e ter a visão do consumidor sobre a questão da embalagem. Com a visita técnica fomos instigados a aplicar na prática o conteúdo da disciplina”, finaliza o acadêmico.

Resultados da Avaliação Institucional 2021.2 já estão disponíveis no site da UNIFEBE

26 de abril de 2022
Por uma Educação Física de qualidade