Press conference
Notícias
17 de abril de 2019
por: Daiane Benso
Daiane Benso

Anteprojeto do curso de Direito é apresentado na Câmara de Vereadores de Brusque

Projeto pede a isenção de IPTU a pacientes com câncer

Fotos: Talita Garcia/Câmara de Vereadores de Brusque

O anteprojeto que pede a isenção de IPTU a pacientes com câncer, elaborado pelo curso de Direito do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), foi apresentado na sessão da Câmara de Vereadores de Brusque na terça-feira, 16 de abril.

O anteprojeto surgiu da parceria dos acadêmicos da Instituição com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque e foi apresentado no legislativo pela vereadora Ana Helena Boos (PP). Participaram do evento a coordenadora do curso de Direito, Anna Lúcia Martins Mattoso e a coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da UNIFEBE, Adriana Bina da Silveira.

As professoras ressaltam que a universidade possui a função de integrar os três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão, e com este intuito de socializar conhecimentos através da realidade comunitária, o projeto foi elaborado.

— O anteprojeto possui o objetivo de aproximar o NPJ dos organismos sociais como escolas e outros seguimentos, compartilhando conhecimentos e fomentando a função social da Instituição, prestando serviços de informação, evoluindo para a criação de iniciativas que possam efetivar situações voltadas à implantação dos direitos humanos — enfatizam.

O início

Em 31 de outubro de 2016, devido ao Projeto Institucional Compartilhando Conhecimentos, acadêmicos do Estágio de Prática Jurídica Nível I – da turma do professor Ricardo Vianna Hoffmann, apresentaram palestra junto à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque com o tema: “O acesso aos direitos dos pacientes com câncer”.

A partir deste evento, surgiu o interesse de Hoffmann e dos estudantes Beatriz Poli, Caio Antônio Machado, Fátima Aparecida Eberhardt, Francielle Farias Lima, Geonara Miqueli Pires de Limas, Maria Eduarda Merisio, Vanderclebson da Silva Vieira realizarem estudos e a elaboração de pré-projeto de Lei Municipal para a isenção de IPTU às pessoas portadoras de câncer.

O projeto contou com a revisão do professor Rafael Maia de Oliveira, do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (Lacedh), da coordenação do Curso Direito e do NPJ.

Após isso, o material foi encaminhado à Rede Feminina e apresentado na Câmara de Vereadores. Além da proposta originária de isenção do IPTU, houve o acréscimo da isenção da tarifa do transporte coletivo aos pacientes oncológicos.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social e Marketing:

imprensa@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Coordenador de Ciências Contábeis defende tese de doutorado

Coordenador de Ciências Contábeis defende tese de doutorado


31 de maio de 2011
Coro da Unifebe faz apresentação em Ilhota

Coro da Unifebe faz apresentação em Ilhota


30 de novembro de 2007
Presidente estadual do CREA participa de Simpósio na UNIFEBE

Presidente estadual do CREA participa de Simpósio na UNIFEBE


25 de maio de 2012