05 de julho de 2019
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Apresentações de bancas marcam o término do primeiro semestre

Os trabalhos foram apresentados de 1º a 5 de julho

De frente para a banca avaliadora, os acadêmicos de Graduação do Centro Universitário de Brusque, apresentam uma das principais atividades da vida acadêmica: o Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Curricular Supervisionado ou Projeto Integrador.

As bancas são compostas pelo professor orientador e mais dois avaliadores, e podem ser assistidas por outros estudantes e comunidade. Neste semestre, as apresentações ocorreram de 1º a 6 de julho e abordaram temas escolhidos pelos próprios acadêmicos.

A acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo e egressa de Administração, Jordana Fischer, apresentou pela segunda vez um trabalho de conclusão de curso. Para ela, o nervosismo que antecede a apresentação é o mesmo.

“Isso não dá para mudar. O trabalho e o projeto desenvolvido foram minuciosamente pensados nos últimos 12 meses com o meu orientador e o resultado ficou muito bom. A ansiedade em relação à banca era em representar toda dedicação. Sinto-me aliviada. Agora a ansiedade é com a Outorga de Grau, que mesmo sendo a segunda, tem a mesma sensação da primeira”.

O Pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, destaca que os trabalhos marcam o término da Graduação e representam um momento importante na vida acadêmica. Além de aliar a teoria com a prática, o acadêmico expõe um panorama da pesquisa e socializa os resultados com os demais estudantes e comunidade.

“É nessa etapa que o acadêmico alia três importantes pilares da educação: Ensino, Pesquisa e Extensão. Ele demonstra domínio do tema, busca referencial para embasar seu trabalho e os resultados desses estudos são publicados como pesquisa. Essas informações ultrapassam os bancos da instituição, já que boa parte dos artigos científicos são publicados em congressos regionais, nacionais e revistas científicas”.

A comunidade também pode ter acesso a esses trabalhos já apresentados pelos acadêmicos. Os artigos que atingem nota acima de 9,0, critério estabelecido pela UNIFEBE, após autorizados pelos autores e locais de pesquisa, são disponibilizados no acervo da biblioteca.

Acadêmicos da Unifebe participam do Enade em novembro

05 de outubro de 2010
Unifebe promove atividade para as crianças nesta sexta-feira

13 de outubro de 2011