notícias colégio
Notícias
19 de dezembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Apresentações de projetos marcam encerramento de ações desenvolvidas em 2021 por acadêmicos bolsistas da UNIFEBE

Projetos foram viabilizados pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

Os projetos (Re)Pensar Lugares do Saber, Laços na Melhor Idade, Laço Esportivo, Biblioteca Ambulante e Revitalizando Sonhos e Reconstruindo Espaços foram em 2021, o meio pelo qual os acadêmicos bolsistas do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) devolveram à sociedade um pouco do incentivo que recebem por meio do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU).

As atividades desenvolvidas nos projetos de Extensão do Artigo 170 Estudo e nos projetos de Intervenção do Programa de Desenvolvimento Regional (PROESDE), permitem que, ao longo da graduação, o estudante se envolva com a comunidade, participando ativamente.

Para marcar o encerramento das ações desenvolvidas em 2021 pelos acadêmicos bolsistas, a UNIFEBE promoveu uma apresentação dos resultados obtidos por meio dos projetos. As atividades foram apresentadas ao supervisor de Desenvolvimento Humano da Coordenadoria Regional de Educação de Brusque e representante da Secretaria de Educação do Estado, Santiago Darci Vieira.

Na ocasião, os estudantes bolsistas integrantes do projeto Revitalizando Sonhos e Reconstruindo Espaços, acompanhados do professor coordenador da ação, Karol Carminatti, fizeram o plantio de mudas de chás na horta comunitária da UNIFEBE. O professor, que também é coordenador do projeto (Re)Pensar Lugares do Saber: Desenvolvimento de  Projeto Piloto para Escolas Estaduais de Ensino Médio, falou sobre o diagnóstico feito pelos acadêmicos para melhoria em escolas públicas de Brusque e região.

Responsável por coordenar o Biblioteca Ambulante, o professor Emiliano Daniel de Souza, apresentou seu relato sobre o projeto que leva música, cultura e literatura às pessoas acamadas do município. O coordenador dos projetos Laços na Melhor Idade e Laço Esportivo, professor André Luiz de Oliveira Braz, finalizou as apresentações com o resultado das atividades que entregou kits de higiene para moradores da Casa de Assistência Dilony e revitalizou as quadras comunitárias dos bairros Zantão e Santa Luzia, em Brusque.

“As bolsas UNIEDU ajudam os estudantes não só a realizarem o sonho de cursar uma graduação, mas também permitem que eles vivenciem seu papel na sociedade de um jeito diferente. Como contrapartida ao auxílio financeiro, os acadêmicos se envolvem em causas sociais e se desenvolvem como profissionais e seres humanos melhores”, enaltece a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e responsável pelo Programa UNIEDU na UNIFEBE, professora Edineia Pereira da Silva.

Bolsas UNIEDU

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

Bolsas do Artigo 170 Estudo

Os recursos financeiros do Artigo 170, assegurados pelo governo do Estado de Santa Catarina, são destinados à concessão de bolsas de estudo a acadêmicos economicamente carentes matriculados em cursos de graduação. O benefício pode variar de 25% a 100% de desconto no valor das mensalidades e prevê a participação de 20 horas semestrais em Projetos Sociais com Visão Educativa, propostos pela instituição de ensino superior.

PROESDE – Programa de Desenvolvimento Regional

Na modalidade PROESDE o acadêmico participa de um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do bolsista na qualidade de cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de Projetos de Intervenção, com carga horária e local determinados pela instituição.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Aulas desta terça-feira são canceladas na Unifebe

Aulas desta terça-feira são canceladas na Unifebe


09 de agosto de 2011
DCE firma convênio com psicólogos

DCE firma convênio com psicólogos


05 de setembro de 2008
UNIFEBE sedia 4ª edição do GIE da Sustentabilidade no dia 29 de julho

UNIFEBE sedia 4ª edição do GIE da Sustentabilidade no dia 29 de julho


23 de julho de 2014
Skip to content