28 de dezembro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Aproximadamente 1,8 mil pessoas participaram em 2023 do projeto UNIFEBE Com Você

Atividades recreativas e de lazer foram realizadas com a comunidade

Em 2023, o projeto UNIFEBE Com Você levou para aproximadamente 1,8 mil pessoas, momentos de recreação e lazer. As atividades, realizadas de forma gratuita com a comunidade de Brusque e Guabiruba, contam com a participação e apoio de mais de 90 acadêmicos, entre eles estudantes dos cursos de Educação Física e bolsistas de vários cursos de Graduação da UNIFEBE.

Nos mais de 30 eventos promovidos aos sábados pela manhã e/ou à tarde, a UNIFEBE desenvolveu em praças, Lar de Idosos, escolas, ONGs, associações de moradores e parques, uma série de brincadeiras populares. As crianças da comunidade puderem brincar na cama elástica, explorar a criatividade com o desenho livre, escultura com balões, pintura facial e cabelo maluco.

“Quanto às pessoas das comunidades atendidas, pudemos claramente perceber a alegria de crianças e suas famílias, ao se divertirem com as atividades oportunizadas nos eventos. Nosso intuito foi oferecer momentos de lazer e conscientização sobre a importância da simplicidade e valorização da dimensão lúdica na vida das pessoas”, pontua o coordenador do projeto, professor Adonis Lisboa.

Para realizar as ações na comunidade, os estudantes passaram por uma série de treinamentos, visto que um dos objetivos do projeto é o desenvolvimento de um olhar sensível e humano para a sociedade. A acadêmica do curso de Direito, Maria Eduarda Ferronatto Gardini, foi uma das alunas bolsistas, que integrou o projeto UNIFEBE Com Você. “O Projeto UNIFEBE com você é uma iniciativa que demonstra o impacto positivo que a educação e a psicomotricidade podem ter na vida das crianças. Essa experiência não apenas ampliou meus conhecimentos e habilidades, mas também reforçou a importância de ações sociais específicas para o desenvolvimento infantil, desempenhando um papel vital na promoção do bem-estar e no apoio ao crescimento de crianças em situações diversas. Sou grata por ter feito parte dessa iniciativa significativa”, relata a estudante.

O UNIFEBE Com Você

O projeto de extensão universitária UNIFEBE Com Você teve início em 2022, e é mais uma forma de a instituição estreitar seus laços com a sociedade. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, destaca que em projetos como este, os acadêmicos das mais diversas áreas percebem na vivência com a comunidade a importância de uma formação integral.

“A extensão universitária é esse braço da UNIFEBE nos bairros, nas escolas. É nesse fazer extensão que o aluno percebe o sentido de se desenvolver como um ser humano, preocupado com a realidade do seu entorno, engajado com essas causas. Com toda certeza ele sai da universidade sendo um excelente profissional; mas, principalmente, um cidadão ainda mais consciente”, complementa a professora.

O objetivo do projeto UNIFEBE Com Você é proporcionar que o conhecimento acadêmico seja aplicado em prol da população. A proposta das atividades é de levar os participantes a usufruírem de um tempo em família como uma forma de lazer e a valorizarem a possibilidade de divertimento com materiais e ações calcadas na simplicidade.

Confira as fotos de algumas ações realizadas em 2023:

Dispõe sobre o uso do crachá para fins de identificação e dá outras providências

09 de abril de 2010
Liberada a 4ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2007.2