07 de maio de 2014

UNIFEBE participa de feira do livro com distribuição gratuita de fanzines

Desde que aprendeu a ler, o pequeno André da Rosa Machado, 9 anos, sempre foi fascinado pela magia das histórias em quadrinhos e dos livros infantis.

Na 6ª Feira do Livro de Brusque, o estudante da escola Feliciano Pires elegeu o estande do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE como seu lugar preferido para colocar a leitura em dia, aproveitando a gibiteca instalada no local.

Depois de passar a tarde lendo gibis, o menino voltou para casa com um exemplar do fanzine “Coloremas – poemas para ler, colorir e inventar”, produzido pela UNIFEBE em parceria com o Coletivo Hiato. Até o fim da feira do livro, o estande da UNIFEBE distribuirá gratuitamente quatro mil fazines aos visitantes.

“Gostei muito daqui por causa dos gibis da Turma da Mônica. Adoro o Cebolinha, acho ele engraçado. Também gostei muito do livrinho que ganhei, além de ler também dá para pintar e escrever. Muito divertido”, conta o estudante.

Das páginas do fanzine “Coloremas – poemas para ler, colorir e inventar” as crianças podem esperar poemas lúdicos com toques de humor, inspirados em dois eixos principais: "Bicho à vista", com temática náutica a partir de ilustrações para colorir de Alexandre Bremen (Blumenau) e Luiz Hadlich (Blumenau) e poemas rimados criados pelo professor de Publicidade e Propaganda da UNIFEBE, Rafael Zen (Brusque) e "Avoando", da escritora Lieza Neves (Brusque) desenvolvidos a partir da premissa da poesia visual.

“Fanzines são materiais literários independentes criados para facilitar o acesso da população à criação artística. Assim, por meio de livros de 20 páginas, a universidade conseguiu abordar temas da fantasia, presenteando o público infantil com um material preparado especialmente para esse interesse”, explica Zen.

Na quarta-feira, 7, os acadêmicos do curso de Pedagogia participam de uma conversa com o escritor paulista Luiz Eduardo Anelli às 19h30. Na quinta-feira, os estudantes de Educação Física participam de um bate-papo com os escritores brusquense Saulo Adami e Giselle Zambiazzi às 19h30. Na sexta-feira, é a vez dos alunos de Design Gráfico com o ilustrador e escritor Paulo Stocker às 19h30. Os estudantes irão até o local do evento em um ônibus disponibilizado pela prefeitura.

Na sexta-feira, das 14h às 18h, Stocker virá até a UNIFEBE, campus Santa Terezinha, ilustrar um mural no corredor do bloco D. A atividade se repete no sábado, das 10h às 12h. Mais tarde, das 14h às 18h o ilustrador ministra a oficina “O processo criativo” na Feira do Livro.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Unifebe realiza Formação Continuada – 2011.2