18 de setembro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Artigo de acadêmicas de Pedagogia é aprovado no Congresso Nacional de Educação

Material apresenta sugestões de como trabalhar o tema coronavírus com crianças nos Anos Iniciais.

A pandemia do novo coronavírus mudou as formas de ensinar, de aprender e mais do que isso, transformou-se em um tema de estudos para todas as faixas etárias. Foi pensando em como trabalhar esse assunto com as crianças dos Anos Iniciais, que as acadêmicas de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Joana Bertoldi e Kihara Ruhanna Antunes, com a orientação da professora Tamily Roedel, desenvolveram um artigo científico.

O trabalho “O conhecimento científico e o lúdico: diferentes abordagens da Covid-19 para o Ensino Fundamental – Séries Iniciais” foi aprovado pelo VII Congresso Nacional de Educação e será apresentado em outubro, durante o evento Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos, em Maceió, Alagoas.

A acadêmica Joana Bertoldi lembra que a ideia de escrever um artigo surgiu nas aulas da disciplina de Ciências Naturais, Conteúdos e Metodologias, porém o tema inicial era desastres naturais. “Optamos por abordar a pandemia do novo coronavírus, justamente por ser um momento histórico”, enfatiza Joana.

A partir da escolha do tema, as estudantes fizeram uma pesquisa bibliográfica e utilizaram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para sugerir as abordagens didático-pedagógicas, justamente por ser um documento nacional que estabelece as diretrizes para a educação básica brasileira, com a proposta de desenvolver competências e habilidades no decorrer do percurso formativo.

Com os dados em mãos e com a apoio da orientadora, as acadêmicas descreveram dois planos de aula baseados em jogos, uma ferramenta pedagógica do universo infantil e que possibilita uma linguagem lúdica, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo do jogo trata o que é o coronavírus, quais as medidas de prevenção e mostra aos alunos como a ciência está presente no dia a dia.

“Esperamos que esse artigo seja um norteador para os professores em como abordar o coronavírus em sala de aula, principalmente depois do retorno das atividades presenciais”, destaca a acadêmica Kihara Ruhanna Antunes.

Para a orientadora da pesquisa, professora Tamily Roedel é gratificante orientar os caminhos para produção científica. “Ficamos muito felizes com a aprovação do artigo no Congresso Nacional de Educação. Esse contato com o conhecimento científico só vem a acrescentar ao currículo delas, oportunizando a participação em programas de bolsas de estudo e de mestrado”, frisa Tamily.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, parabeniza as acadêmicas e professora, e salienta a importância da pesquisa e da sua contribuição para a sociedade.

“É gratificante ver nossas acadêmicas se envolvendo na produção científica de um conteúdo relevante. Esse reconhecimento em um congresso nacional é fruto de um trabalho em conjunto, de professores e acadêmicos que devem estar em constante processo de formação”, conclui Eliane.

Confira abaixo o artigo completo aprovado pelo Congresso Nacional de Educação e os materiais desenvolvidos pelas acadêmicas.

Abertas inscrições para a Parada da Família

16 de agosto de 2011