notícias colégio
Notícias
12 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Artigo de professora e aluno é premiado em Congresso Brasileiro

Trabalho analisou os impactos ambientais causados pelo parcelamento de solo e abertura de loteamentos em Brusque

A professora do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Tamily Roedel, conquistou a sexta colocação no Prêmio Vladimir Garcia Magalhães com artigo sobre impactos ambientais de loteamentos.

O trabalho foi submetido no 16º Congresso Brasileiro da Magistratura de Direito Ambiental e será publicado na Revista de Direitos Difusos. Além disso, também está disponível na biblioteca da Instituição.

O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico Lucas de Oliveira Dias, de Engenharia Civil. Intitulado “Impactos ambientais de loteamentos: Análise de estudos ambientais simplificados da instrução normativa nº 4 da Fundema, em Brusque – SC”, o trabalho teve como objetivo analisar os impactos ambientais causados pelo parcelamento de solo e abertura de loteamentos em Brusque.

Conforme os autores, o parcelamento de solo é uma atividade que tem importante impacto na economia de um município, e tem a finalidade de suprir o crescimento populacional nos espaços urbanos.

— Os impactos ambientais mais comuns entre os três casos analisados foram a supressão da vegetação nativa, carreamento de sedimentos para os copos d’água, poluição do ar, erosão e compactação do solo. Conclui-se que os impactos relacionados pelos empreendimentos se mostraram bastante parecidos e que as medidas mitigatórias adotadas não eliminam todos os impactos gerados — relatam.

A conquista deixou a professora muito feliz, que conta que é a primeira vez que teve um artigo premiado em um evento.

— O acadêmico orientado se destacou na época da apresentação do TCC. Esta premiação traduz a qualidade dos trabalhos que estão sendo feitos pelos alunos da UNIFEBE — enfatiza.

Para Dias, é gratificante ter o trabalho publicado na revista Direitos Difusos.

— Este reconhecimento serve de incentivo à pesquisa, especialmente nesta área que é de singular relevância para a sociedade e a economia — salienta.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Curso do Sindicont reúne profissionais na Unifebe

Curso do Sindicont reúne profissionais na Unifebe


09 de abril de 2010
Site da UNIFEBE passará por manutenção no sábado, 22

Site da UNIFEBE passará por manutenção no sábado, 22


21 de novembro de 2014
Nova Trento agradece pela participação no Natal Solidário

Nova Trento agradece pela participação no Natal Solidário


10 de dezembro de 2009
Skip to content