14 de setembro de 2012

Artigo faz reflexão sobre o amor sob a ótica de Freud e Fromm

A professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Josiane da Silva Delvan, publicou recentemente um artigo na Revista Argumento da Pontifícia Universidade Católica (PUC- PR) que trata de um Estudo sobre o amor: Diálogos entre Sigmund Freud e Erich Fromm.

O artigo faz uma reflexão sobre o amor na contemporaneidade, na qual se percebe que a configuração dos vínculos afetivo-amorosos vem sofrendo grandes transformações na atualidade, na qual a lógica consumista – uso e descarte – tem-se aplicado também às relações amorosas, valorizando-se a troca rápida de parceiros acima da manutenção dos relacionamentos. A importância de abordar esse assunto reside na relevância que o amor possui na vida das pessoas e como tem sido tratado nas artes e na mídia.

Segundo a autora, tais mudanças tiveram impacto também na clínica psicanalítica, que tem a transferência como peça fundamental para sua realização, ou seja, necessita de um vínculo duradouro em que o analisando deposita sua libido e confiança na figura do analista, que só assim poderá direcionar essa libido possibilitando o processo psicanalítico. “O presente trabalho teve por objetivo geral investigar o amor na abordagem psicanalítica a partir de Sigmund Freud e Erich Fromm, visando o desenvolvimento de um diálogo epistemológico entre esses dois autores acerca do amor, pontuando as aproximações e os distanciamentos conceituais identificados a partir da leitura e análise de suas obras. Como resultados, a literatura indicou que Fromm concebe o amor como uma arte, como uma atitude perante a vida, não abarcando, dessa forma, um caráter de exclusividade. Freud, em contrapartida, identifica o amor como o depósito da libido em um objeto, associando-o a aspectos pulsionais que estão a serviço de um ideal narcísico perdido”, complementa.

A revista Psicologia Argumento é uma publicação trimestral do Curso de Psicologia, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil. Desde 1982 vêm divulgando trabalhos voltados ao estudo do desenvolvimento do ser humano em seus aspectos psíquicos e psicossociais.

Texto: Elizandra Damasceno

Unifebe disputa as seletivas para os Jogos Universitários