A artista de quadrinhos e dubladora de games, Alice Grosseman Mattosinho, mais conhecida como Alice Monstrinho, participou no dia 4 de setembro, da última edição do Café com Mercado, realizado mensalmente pelos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda da UNIFEBE.
Na ocasião, a artista de Florianópolis conversou com os estudantes de Design Gráfico sobre sua jornada profissional, que iniciou na capital catarinense e, hoje, é reconhecida em todo país. “A ideia que eu quis passar para esses futuros designers é que a gente tem muitas formas de trabalhar com a nossa arte, com o design e com a criação. Acredito que pessoas criativas têm muitas possibilidades de exercer a profissão e elas podem e devem se desafiar dentro dos mais variados nichos de mercado”, relata Alice.
Em sua fala com os estudantes, a profissional enfatizou a importância do networking e da atualização constante. “Uma das coisas que mais considero válida em iniciativas como esta da universidade é o quanto essa interação entre os acadêmicos e o mercado de trabalho é instigante para eles. Principalmente agora, com essa questão da substituição da arte pela inteligência artificial, é indispensável que eles percebam e valorizem a sua criatividade”, complementa.
Os relatos da profissional incentivaram ainda mais a acadêmica de Design Gráfico, Beatrice Rech, a seguir no ramo da ilustração, uma das áreas exploradas por Alice. “Foi incrível ouvir a Alice, pois ela conseguiu seguir e ter sucesso em um dos nichos do Design que ainda não é tão explorado aqui no estado. Assim como ela, eu também gosto muito de ilustrar e tento ao máximo trazer esse lado para o dia a dia de trabalho. Ver uma artista como ela conseguindo equilibrar os dois lados (profissional e criativo) mostra que com um pouquinho de coragem podemos conseguir explorar muitas áreas do mercado”, revela a acadêmica.
Ter a oportunidade de ouvir alguém que já percorreu uma jornada tão inspiradora é muito valioso para os estudantes, avalia o coordenador de Design Gráfico, professor Thiago dos Santos. “É sempre um privilégio receber profissionais como a Alice Monstrinho no nosso Café com Mercado. Como coordenador, vejo o impacto que essas conversas têm na formação dos alunos, especialmente quando uma profissional como a Alice compartilha não só os desafios, mas também as oportunidades que o mercado oferece para quem é criativo e está disposto a se adaptar”.
Alice Monstrinho
Com 33 anos, Alice tem transformado sua paixão por desenho, animes e games, em profissão. Além de criar seu próprio quadrinho, a artista é dubladora do game The Last Of Us Part II.
