notícias colégio
Notícias
28 de outubro de 2020
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Atividade desafia acadêmicos de Engenharia Mecânica a construírem triciclo elétrico para movimentar pequenas cargas

Protótipo vencedor será fabricado pelos próprios estudantes.

Os acadêmicos da 10ª fase de Engenharia Mecânica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) foram desafiados a construir um protótipo de triciclo elétrico, para movimentar pequenas cargas dentro da universidade. Neste semestre, os estudantes terão que desenvolver o veículo, considerando a reutilização de alguns materiais existentes, como o motor e baterias.

A proposta multidisciplinar tem como objetivo desenvolver um produto final no ambiente de uma empresa fictícia, envolvendo cálculo, simulação, fabricação, gerenciamento de projetos, auxílio de consultores especialistas e acompanhamento psicológico para avaliação de comportamento. Após a triagem dos currículos, os acadêmicos foram divididos em cinco equipes, compostas por líderes, engenheiros desenhistas, engenheiros calculistas e engenheiros de fabricação.

Logo na primeira etapa do desafio, consultores externos e professores da UNIFEBE foram convidados a avaliar os projetos conceituais. Na segunda etapa foi a vez de analisar os projetos preliminares. Durante a avaliação, os estudantes apresentaram os desenhos em 3D, cálculos de desempenho e orçamento para fabricação.

“Foi interessante avaliar diferentes conceitos durante o processo de seleção da melhor iniciativa. As equipes demonstraram grande capacidade de reação e mobilização diante das críticas, confirmando que encararam o desafio com seriedade.  Como avaliador, pude repassar um pouco da experiência do ambiente corporativo, citando pontos importantes que são abordados em processos de defesa de projeto”, salienta o engenheiro da Rumo, Vinícius dos Santos Sanches.

Além de Vinícius, participaram da banca de avaliação os professores idealizadores da atividade, Susan Thiessen, Rodrigo Blödorn e Vivian Siffert Wildner, a engenheira da Groupe Renault, Alice Cunha Mariano, a engenheira de sistemas de controle ambiental da Velocopter, na Alemanha, Louise Novello Batzner Ribeiro, o professor da UNIFEBE, Luciano Pinotti, e o acadêmico de Engenharia Mecânica, João Vitor Vanezella dos Santos, líder de estrutura na equipe Ampera Racing.

Após a avaliação dos projetos, duas equipes foram finalistas, e os acadêmicos votaram no melhor protótipo para a construção. Luis Eduardo Zimmermann Matsunaka é líder da equipe vencedora. O Skunk Car é o projeto desenvolvido pelos acadêmicos para transportar pequenas cargas dentro da universidade, visando facilitar o deslocamento de livros, materiais de escritório e informática.

Para Luis a atividade possibilitou vivenciar um ambiente empresarial. “Além de ter instigado habilidades que temos mais afinidades, foi possível experimentar na prática o que acontece realmente em uma indústria, onde é necessário seguir prazos, ter organização, tudo para ter o melhor resultado possível. Como estudantes é muito interessante ter esse conhecimento das fases de desenvolvimento de projeto, pois nos ajuda a ter uma base e preparação para o mercado de trabalho”, ressalta Luis.

De acordo com a professora Vivian Siffert Wildner, docente da disciplina Projetos de Engenharia Mecânica II, na qual a atividade foi desenvolvida, o objetivo é aproximar o mundo acadêmico do mercado de trabalho. “Ficamos muito honrados em poder contar com a avaliação e contribuição dos excelentes consultores externos e professores da UNIFEBE. Os alunos estão podendo vivenciar o desafio de construir um produto final, exercitando trabalho em equipe, criatividade, organização e cumprimento de prazos, e isso é enriquecedor para formação deles”, destaca Vivian.

O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa parabenizou a iniciativa. “A prática e a proximidade com a realidade de mercado é um dos diferenciais do nosso curso de Engenheira Mecânica. É por meio de atividades como essa que os nossos estudantes desenvolvem habilidades específicas e começam a construir uma rede de contatos profissionais para trocar experiências”, conclui Gripa.

Com o projeto escolhido a turma foi reorganizada como uma única equipe, com novas funções. O objetivo é que até o fim do semestre, o protótipo seja fabricado, realizado testes e que os acadêmicos entreguem o livro de projeto e manuais de montagem e manutenção do veículo.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

MBA – Gestão da Cadeia Têxtil da Unifebe realiza sua Aula Inaugural
Egresso

MBA – Gestão da Cadeia Têxtil da Unifebe realiza sua Aula Inaugural


22 de maio de 2009
Comunicado nº 30/11 – Entrevistas para vaga de Monitor/Estagiário para o curso de Engenharia de Prod

Comunicado nº 30/11 – Entrevistas para vaga de Monitor/Estagiário para o curso de Engenharia de Prod


05 de abril de 2011
Professora da Unifebe conclui doutorado

Professora da Unifebe conclui doutorado


18 de dezembro de 2007
Skip to content