11 de março de 2019
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Atividade lúdica integra calouros e veteranos em aula de apresentação

Atividade foi organizada pelo Colegiado de Curso e Coordenação de Pedagogia

Com o intuito de apresentar o curso de Pedagogia aos calouros e promover a integração entre todas as turmas e seus professores, foi realizado no dia 28 de fevereiro, no Auditório do Bloco E, Aula de Apresentação e Integração do Curso.

A atividade foi organizada pelo Colegiado de Curso e Coordenação e debateu as temáticas: Educação, Pedagogia e Papel do Pedagogo. Participaram alunos da 1ª, 3ª, 5ª e 7ª fase.

A professora Eliane Kormann Tomazoni, coordenadora do curso, explica que a proposta foi organizada em tarefas entre os grupos de acadêmicos e professores, a serem cumpridas por meio de pistas e brincadeira de caça ao tesouro. As temáticas envolveram a relevância, as possibilidades e os desafios nos dias de hoje.

Segundo ela, as pistas foram colocadas em lugares diferentes no campus do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE): estação inteligente, obra de arte em pedra, placas de inclusão, muro grafitado, praça, árvores e bancos, entre outros.

— Foi uma atividade lúdica, que valorizou linguagens da infância. Os acadêmicos foram conduzidos para resolução de problemas, descobertas, debates, criatividade e trabalho em grupo, pois ao final teriam que apresentar ao grande grupo, no auditório, a expressão de cada um desses elementos em forma de música, poesia ou dramatização — salienta.

Para finalizar o evento, todos cantaram a música“ Gente”, de Jauperi, que fala de pessoas que não reclamam da vida, que tem alegria, que olham no olho, que apertam a mão com acolhimento, que tem respeito e amor todo dia. Após isso, uma acadêmica da 7ª fase interpretou em libras parte da canção.

Eliane enfatiza que os resultados foram encantadores, desvelados pelo envolvimento e integração dos acadêmicos e professores, pela alegria e motivação, e pelos lindos trabalhos apresentados.

— A importância desse momento é a riqueza na proposta que tem o curso de Pedagogia da nossa Universidade e a necessidade de valorizarmos o papel do pedagogo — salienta a professora Marinez Colzani.

Para a professora Eliani Busnardo Buemo, que também é secretária de Educação de Brusque, o evento promoveu a reflexão sobre os temas propostos e propiciou aos estudantes momentos de convivência entre as turmas com muita criatividade e emoção.

— Temos que ter mais esse tipo de evento no curso, nitidamente percebido na alegria e envolvimento dos alunos — ressalta a professora Ivanete Lago Groh.

Já os acadêmicos comentaram que foi uma ótima maneira de iniciar o ano letivo, pela energia e motivação do momento.

Primeira videoconferência em sala de aula

23 de março de 2012
Coro UNIFEBE abre inscrição para novos integrantes