19 de março de 2010

Aula de Apresentação de Direito aborda questão da corrupção

"O que você tem a ver com a corrupção?" este será o tema da Aula de Apresentação do curso de Direito da Unifebe – Centro Universitário de Brusque, ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina de Joinville, Affonso Ghizzo Neto. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 22, às 19h, no Anfiteatro da Unifebe, no Centro, e na terça-feira, às 8h, no Auditório do Bloco C no campus do bairro Santa Terezinha.

De acordo com a coordenadora do curso, profª. Thaís Vandresen, a corrupção é um mal que afeta toda a sociedade, pois compromete a prestação dos serviços públicos e o desenvolvimento social e econômico do país, atacando a dignidade dos cidadãos. "A corrupção está vinculada a valores sociais, à educação e à cultura, por isso este tema foi escolhido para a aula de apresentação. Só a mudança de comportamento de cada cidadão poderá combater a corrupção", acrescenta.

O promotor de Justiça, Affonso Guizzo Neto, foi quem deu início ao movimento "O que você tem a ver com a corrupção?" Trata- se de uma campanha lançada em 2004, com o objetivo de conscientizar toda a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, sobre o valor da honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Em 2008, iniciou-se a nacionalização da campanha, com o objetivo de colocá-la em prática em todo o território nacional. A iniciativa ganhou força com o ato nº 001/2008 do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais – CNPG, que determinou a institucionalização da campanha no âmbito dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal.

O palestrante é bacharel em Direito e mestre na área de Filosofia do Direito. É promotor de Justiça do Estado de Santa Catarina, desde 1998. Atuou como promotor Titular nas Comarcas de Descanso, Porto União, Chapecó e atualmente, está em Joinville. É autor dos livros "Anotações à Lei nº 9.504, de 30 de setembro de 1997" e "Improbidade Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal: Conexões Necessárias". Leciona em diversas Instituições de Ensino e foi coordenador da I Semana da Cidadania: "Um Movimento pela Vida", nas cidades de Itapiranga, Belmonte, Santa Helena, Descanso e Dionísio Cerqueira, em 2000. Também coordenou a campanha "Não Basta Punir, é Preciso Recuperar", em 2001, a II Semana da Cidadania "Um Movimento pela Vida", em Irineópolis, Matos Costa e Porto União, em 2002. Idealizou o site Corrupção Brasil.

Texto: Natália Uriarte Vieira

Agenda da Semana – 04/11