notícias colégio
Notícias
22 de novembro de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Bengala assistiva para cegos é desenvolvida por estudantes de Pedagogia da UNIFEBE

Atividade prática integrou as aulas de Educação Inclusiva

As tecnologias assistivas são ferramentas que auxiliam a inclusão e autonomia das pessoas com deficiência nas mais diversas atividades cotidianas. Com o intuito de apresentar os impactos das tecnologias assistivas, o curso de Pedagogia da UNIFEBE promoveu no componente curricular de Educação Especial, ministrado pela professora Ana Paula Siqueira, uma aula prática com foco na construção e elaboração de um protótipo.

Sob a orientação do professor Julio Cesar Frantz, as acadêmicas da 8.ª fase do curso construíram uma bengala assistiva para cegos, equipada com sensor, que emite um apito ao detectar obstáculos. A atividade foi realizada na Incubadora Orla e as alunas participaram de todas as etapas da criação do protótipo, desde a montagem do circuito com a plataforma Arduino, configuração dos sensores de proximidade, integração do sistema de aviso sonoro, até a montagem final da bengala.

Participar da atividade de montagem de bengalas com dispositivo auditivo para cegos possibilitou um aprendizado sobre o funcionamento e a aplicação prática da tecnologia assistiva, mas também sobre a importância de buscar soluções que realmente atendam às necessidades das pessoas com deficiência, avalia a acadêmica Bruna Correa da Silva.

“Como estudante de Pedagogia, essa vivência foi ainda mais significativa, por reforçar a relevância da inclusão no contexto educacional. Para minha formação profissional, considero essa atividade indispensável, já que fortaleceu o meu senso de responsabilidade social e ampliou a minha compreensão sobre práticas pedagógicas que promovam acessibilidade e equidade. Foi uma oportunidade de aliar teoria e prática de maneira significativa, contribuindo para que eu me torne uma educadora mais bem preparada e comprometida com a inclusão”, destaca Bruna.

O componente curricular de Educação Especial e Inclusiva tem possibilitado estudos fundamentais à prática educativa dos futuros pedagogos, acrescenta a coordenadora do curso, professora Eliane Kormann. “A atividade aliou a teoria com a prática, trazendo a tecnologia, elemento fundamental no processo educativo dos dias atuais. Assim, a produção de bengalas com o uso de tecnologia assistiva foi uma experiência enriquecedora para os acadêmicos, desafiando-os a pensar na inclusão de maneira concreta, criando soluções que atendam às reais necessidades das pessoas com deficiência visual. Foi uma prática essencial para a formação dos futuros educadores, ampliando a visão sobre o papel da tecnologia na promoção da acessibilidade e da equidade na educação”, conclui a coordenadora.

Confira algumas fotos da atividade:

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Instrutor da CBF realiza palestra na Unifebe

Instrutor da CBF realiza palestra na Unifebe


18 de maio de 2007
Secont aborda visão contábil e tributária no terceiro setor

Secont aborda visão contábil e tributária no terceiro setor


01 de outubro de 2010
Equipe Baja Pelznickel UNIFEBE participa da 26ª Fenajeep
Destaque

Equipe Baja Pelznickel UNIFEBE participa da 26ª Fenajeep


20 de junho de 2019
Skip to content