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30 de janeiro de 2013

Bolsistas do Pibid participam de capacitação

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Pedagogia, do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE estão participando de uma capacitação focada na Literatura fruitiva, ou seja, a literatura vista como objeto artístico e também sobre a Prática Social de Leitura.

A atividade também contempla o Planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas durante o semestre nas duas escolas onde o projeto é aplicado – Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília e Centro de Educação Infantil Floriani de Oliveira. A coordenação da capacitação é da professora Cintia Metzner de Sousa e a aplicação do conteúdo está sendo ministrada pela professora Caroline Carvalho.

Pibid na UNIFEBE

O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública.

Sendo um programa de iniciação à docência, os bolsistas são acadêmicos dos cursos de Licenciatura: Pedagogia e Educação Física que, inseridos no cotidiano de escolas da rede pública, planejam e participam de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que buscam a superação de dificuldades identificadas no processo de ensino-aprendizagem. Os acadêmicos participantes recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 400 para cumprir 30 horas mensais. Os professores responsáveis para coordenar cada área do programa são: Cíntia Metzner, de pedagogia e Gerson Morelli, de Educação Física.

Aproximadamente R$ 280 mil serão investidos em Brusque por meio de bolsas aos acadêmicos de Pedagogia e Educação Física, docentes da UNIFEBE e aos professores da rede pública de ensino. “Este programa procura criar condições para que os licenciados e professores, através de projetos interdisciplinares, construam sua profissão por várias dimensões e linguagens, buscando assim o aprofundamento de relações e a articulação da universidade com a CAPES e a Secretaria Municipal de Educação”, destaca a organizadora do projeto e doutora em Educação, Claudia Kuinta Dias Hohmann.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

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