notícias colégio
Notícias
01 de agosto de 2017

Brusque e Karlsruhe assinam acordo pelo clima

Em viagem realizada pela comitiva brusquense à Alemanha, Brusque e o distrito de Karlsruhe assinaram um acordo de cooperação para a realização dos projetos previstos pelo plano de ação ambiental das “50 parcerias municipais para o clima”. O acordo foi firmado pelo presidente distrital Sr. Dr. Christoph Schinaudigel e, representando o prefeito municipal, pelo superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque e professor da UNIFEBE Cristiano Olinger, que coordena o projeto desde 2015.

Também estiveram presentes durante a solenidade de assinatura o Sr. Egon Klefenz, presidente da BSG e ex-prefeito de Karlsdorf-Neuthard, que é um dos grandes idealizadores da parceria entre o Distrito e Brusque, o diretor do Departamento Administrativo e Tesoureiro Distrital Sr. Ragnar Waterroth, além da equipe técnica do distrito de Karlsruhe, da delegação de Brusque, convidados e outras autoridades locais.

Parceria

Assinatura-convenio-brusque-alemanha (1)

A parceria prevê a realização de dois projetos que fazem parte do plano de ação inicial “50 parcerias municipais para o clima até 2015” entre Brasil e Alemanha. São eles: “Criação de estações SMIGHT no município de Brusque” e “Adaptação da iluminação de ruas para luminárias LED”.

— A assinatura desse convênio vem concretizar as ações que planejamos há dois anos. Até o momento nós havíamos voltado os nossos esforços para definir ações para os próximos anos. Agora, conseguimos este fomento internacional que possibilitará a concretização de todas essas ações, como a troca da iluminação pública por LED, em locais a serem definidos, eficiência enérgica, e também implementação de energias limpas com a possibilidade de termos carros elétricos no município, por exemplo. Brusque só tem a ganhar com essa parceria — explica o superintendente Olinger.

Os recursos para a realização desses projetos são provenientes do Distrito de Karlsruhe, que recebe verbas do Ministério de Cooperação Econômica e do Desenvolvimento da República Federativa da Alemanha.

A UNIFEBE é parceira do município de Brusque desde o início e tem contribuído com pesquisas, elaboração e execução dos projetos, com apoio de professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e das Engenharias.

Segundo o reitor da UNIFEBE Günther Lother Pertschy, a parceria aumenta o otimismo sobre a continuidade da iniciativa.

— Este é um momento muito positivo para as duas regiões, e também de muita seriedade em relação aquilo que já foi feito e aos futuros passos. Inclusive, há a possibilidade da criação de uma agência que trate desse assunto na região de Brusque, e compartilharemos isso também com a equipe da Alemanha. Consequentemente, poderemos criar algo inédito no país em relação ao trato de mudanças climáticas, colocando Brusque e a própria UNIFEBE como pioneiras nesse tipo de estudo e alternativas para questões relacionadas ao clima — afirma.

Em andamento

Na ocasião, foram apresentadas as ações já realizadas pelos municípios parceiros, como a campanha “Pedalar pelo Município”, que incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável. Durante a campanha, foram pedalados mais de 32 mil quilômetros em Brusque, evitando a emissão de aproximadamente 5 mil quilos de C02 no meio ambiente. O resultado impressionou os parceiros alemães.

— Também foram expostos na reunião os próximos passos do plano de ação, que compreendem a implementação do Projeto Sairinhas (Fundema) nas escolas do distrito de Karlsruhe, Workshop sobre Mobilidade Urbana Sustentável na UNIFEBE em novembro de 2017, visita da delegação alemã a Brusque, projeto para cálculo do potencial energético solar dos telhados em Brusque, e implementação de uma instalação fotovoltaica, projeto para mobilidade urbana sustentável no município e desenvolvimento de um projeto de e-car/e-bike sharing (compartilhamento de veículos elétricos), entre outros — explica o coordenador do projeto Olinger.

Fizeram parte da comitiva brusquense que esteve na Alemanha o reitor Günther Lother Pertschy, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE Marcelius Aguiar, o professor Milton Augusto Pinotti, a relações internacionais Ana Paula Bonatelli, o professor e superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente – Fundema, Cristiano Olinger, o diretor do departamento de iluminação pública da secretaria de obras da prefeitura Carlos Henrique Beuting e o projetista e a arquiteta do Departamento Geral de Infraestrutura da Prefeitura (DGI) Alexandro Fabiano Gonçalves e Ana Claudia dos Santos.

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Equipe do Colégio Amplo/UNIFEBE participa de Torneio Nacional de Robótica
Inovação

Equipe do Colégio Amplo/UNIFEBE participa de Torneio Nacional de Robótica


14 de março de 2018
Unifebe realiza Colação de Grau em Separado

Unifebe realiza Colação de Grau em Separado


26 de setembro de 2006
Alunos de Sistemas de Informação realizam visita técnica em empresa de Brusque
UNIFEBE

Alunos de Sistemas de Informação realizam visita técnica em empresa de Brusque


04 de junho de 2013
Skip to content