notícias colégio
Notícias
20 de novembro de 2017

Brusque inaugura primeiras estações inteligentes da América do Sul

Brusque deu mais um passo importante rumo ao desenvolvimento de uma cidade inteligente nesta sexta-feira, 17 de novembro, com a inauguração das Estações Inteligentes Smight, fornecidas pela Alemanha devido ao projeto ambiental “50 parcerias municipais pelo clima”.

IMG_4600A estação conta iluminação led, roteador de internet wi-fi, carregamento de veículos elétricos e ainda poderá ser utilizada como sensor de grandezas naturais, temperatura e coletora de dados para auxiliar no tráfego de veículos no município. A cidade é a primeira a receber esse tipo de equipamento no continente americano.

Durante a manhã, a estação foi instalada no campus Santa Terezinha da UNIFEBE com a presença do reitor, professor doutor Günther Lother Pertschy, membros do projeto climático das 50 parcerias municipais, a comitiva oficial Alemã de Baden – Württemberg, autoridades, convidados, comunidade e imprensa.

Segundo o reitor Pertschy, a inauguração marca um dia histórico para os dois países, pois é a concretização da primeira etapa do plano de ação da parceria.

— Brusque sempre se destacou pela forma empreendedora de fazer o futuro. Tenho absoluta certeza que este ato simbólico de inauguração é apenas o início de uma grande transformação de duas regiões. Que apesar da distância física, dos costumes e do idioma, estão sim, unidas no intuito de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos — afirma.

Para o Presidente da Administração Distrital de Karlsruhe, senhor Cristoph Schnaudigel, a cooperação com Brusque já pode ser considerada um sucesso.

— Procuramos nos aprimorar ainda mais pensando na mitigação das alterações climáticas, não queremos nos limitar a projetos de pesquisa, mas sim nos aprofundarmos em outros segmentos. O primeiro passo foi a implementação da estação inteligente e o próximo será a instalação de lâmpadas LED. Além destes, colocamos em andamento outras atividades, para avançarmos ainda mais nessa parceria pelo clima e estamos muito gratos com a parceria da UNIFEBE — destaca.

O prefeito Jonas Paegle afirmou está é uma nova era para Brusque.

— É um momento de alegria e congratulação, que marca um dia histórico para o município. Atualmente temos 24 bicicletas elétricas na cidade, sendo que duas são da prefeitura — informou.

Estação Inteligente

IMG_4559Quem também está contente com os resultados é o brusquense Adão Alves de Oliveira, proprietário do primeiro carro elétrico da cidade, um Gurgel modelo BR-800 de 1990, que foi o primeiro veículo recarregado pela estação inteligente.

— Parabenizo vocês pela iniciativa. Tenho esse carro há uns 6 anos, era a gasolina, mas eu estava insatisfeito. Então, resolvi transformá-lo em um veículo elétrico. Contei com o apoio de várias pessoas para fazer essa mudança acontecer. Ai depois descobri que Brusque ganharia uma estação inteligente, até achei que fosse brincadeira, mas fiquei muito feliz. Eu acho que essa é uma faísca de uma grande coisa que estão por vir. Fora do Brasil existem milhares de carros, mas aqui temos só o meu, estamos engatinhando ainda, mas acredito que essa iniciativa incentivará uma importante mudança — conta.

Energia eficiente

Um dos temas trabalhados pelo grupo de ação do projeto “50 parcerias municipais pelo clima” é “Eficiência energética e energias renováveis”. Por este motivo, a comitiva visitou na quinta-feira, 16, em Florianópolis a casa eficiente da Eletrosul – Centrais Elétricas S.A. e a Usina Megawatt Solar, que é a estação fotovoltaica da empresa.

A Casa Eficiente foi projetada para se tornar uma vitrine de tecnologias de ponta de eficiência energética e conforto ambiental para edificações residenciais e a usina é considerada a maior da integrada a um edifício, além de ser uma importante vitrine tecnológica para o setor elétrico. A comitiva foi recebida pelo diretor de operações da Eletrosul, Rogério Bonini Ruiz.

— A questão energética está em nosso DNA, por isso, é uma honra recebe-los e colocamos à disposição nossas equipes para oferecer suporte técnico nesta parceria — afirma o diretor.

Depois, o grupo seguiu para a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina para uma reunião com o Diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios, Enio Andrade Branco.

Para a gerente de Energia e Meio Ambiente da Agência de Energia Ambiental Karlsruhe, Birgit Schwegle, os compromissos do dia foram positivos.

— Eu senti como muito positiva toda essa percepção que tivemos ao visitar as duas empresas.  Existe uma possibilidade de eles apoiarem os nossos projetos. Agora, a próxima fase é aperfeiçoar a documentação com questões mais aprofundadas sobre o assunto, para que os parceiros que buscamos consigam entender e captar melhor o projeto, e, assim, contemplá-los em nossas pesquisas, que também são muito importantes — destaca Birgit.

Comitiva oficial

Na quinta-feira, a comitiva oficial da delegação alemã conheceu o Sapiens Park, a Acate e participou de uma reunião no Centro Administrativo do Governo do Estado de SC, com a apresentação do Seminário de Oportunidades e Negócios com Santa Catarina, apresentado pelo secretário Carlos Adauto, e também assistiram apresentações da Agência de atração de investimentos, INVESTE – SC e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SC – FAPESC.

 

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

 

Postagens relacionadas

Basquete de Brusque volta a competir em Balneário Camboriú

Basquete de Brusque volta a competir em Balneário Camboriú


05 de julho de 2012
25 de Abril – Dia do Contabilista

25 de Abril – Dia do Contabilista


25 de abril de 2007
Unifebe no Encontro Catarinense de Professores de Basquetebol

Unifebe no Encontro Catarinense de Professores de Basquetebol


10 de março de 2010
Skip to content