29 de abril de 2016

Evento sobre causa animal movimenta acadêmicos e comunidade na UNIFEBE

O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE mobilizou seus acadêmicos, funcionários e membros da comunidade em prol da causa animal no evento “Eu sou animal”. Na noite de quinta-feira, 28, o átrio do bloco A cedeu espaço à organizações não governamentais que defendem a causa animal, expositores de produtos naturais, artistas e degustação da cozinha vegetariana.

Além disso, o evento, que segue com programação nesta sexta-feira, também realizou palestras no auditório do Bloco C do campus Santa Terezinha. Segundo a coordenadora do evento “Eu sou animal”, Ana Selma Moreira, as atrações buscam mobilizar a comunidade de Brusque e região para os cuidados com os animais.

— Queremos valorizar e mostrar o trabalho de diversas entidades que trabalham diariamente com a causa animal, mas também humana. Quando dizem que há um problema, o problema na verdade sempre é humano, por que somos nós que causamos isso. Nós precisamos é conscientizar as pessoas para a importância desse assunto — explica.

Uma das ONG’s em exposição, a PATA (Protegendo os animais com todo amor) de Guabiruba trouxe itens para comercialização e mais explicações sobre o trabalho dos voluntários que atuam contra o abandono de animais.

— Nosso trabalho é totalmente voluntário, temos um grupo de poucas pessoas e é um trabalho difícil. Nossos recursos são provenientes dos nossos eventos e em participações como esta. Precisamos de muita ajuda de todos, mas o principal mesmo é a conscientização — afirma a vice-presidente da PATA, Kelly Cristine Stricker.

Programação

A primeira noite de palestras teve os seguintes temas: “A proteção dos animais no ordenamento jurídico brasileiro” com o professor Ivan Burgonovo; e “a Atuação da Polícia militar ambiental na defesa dos Animais Silvestres” com o oficial da Polícia Militar Paulo Roland Ern.

Na sexta-feira, a programação continua com palestras no auditório do bloco C. A partir das 19h será apresentado o tema “Regiões de especismo intensivo em SC: implicações éticas, políticas e sociais” com os professores Luciano Florit e Cristiane Sbardelati da FURB.

Às 20h a palestra será sobre “Manifestações culturais e a violência contra os animais: direitos de quem?” com a professora Marluse Castro Maciel.

O evento continua às 20h30 com a apresentação de casos práticos sobre o trabalho da Vita Sacer/Pró-Bichos de Navegantes e a ACAPRA de Brusque. O encerramento será com a palestra sobre os cuidados com os animais de estimação. As atrações são gratuitas.

Redação “Eu sou animal”

Durante o evento da quinta-feira, foram nomeados os vencedores do concurso de redação “Eu sou animal”. O concurso tinha o objetivo de aproximar os alunos da universidade, além de incentivar a conscientização pela causa animal.

Em primeiro lugar, ficou a redação do aluno do 3º ano do ensino médio Pedro Rabelo de Araújo Neto, o aluno foi premiado com um tablete e um troféu. Em segundo lugar, a aluna Jaine Garcia da escola de Educação Básica Professor João Boos. A terceira melhor redação foi a do aluno Darlan Wilian Cavichioli, também da escola de Educação Básica Professor João Boos.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues/ Fotos: Ruben Carlos Müller
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223