O Estúdio Criativo da UNIFEBE reuniu acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico para a edição mensal do Café com Mercado. A atividade teve o Design Technologist Diego Eduardo Barbetta como convidado para a palestra “Do insight ao impacto através do Design”. Na edição anterior, a programação debateu a convergência dos diferentes canais da publicidade, recebendo a publicitária Júlia Marchi.
Durante o encontro, Diego compartilhou parte de sua experiência profissional, enfatizando a junção entre criatividade, tecnologia e estratégia para criação de soluções inovadoras e geração de valor.
A professora Gabriela Poltronieri Lenzi acompanhou a programação e afirma que, além de aproximar os acadêmicos da rotina de atuação de um designer atuante na gestão de projetos, a edição do Café com Mercado colaborou para demonstrar mais possibilidades no campo profissional. A interação, segundo a professora, colabora com a maior conscientização sobre as possibilidades do design.
De acordo com ela, o evento proporcionou a oportunidade de compartilhar a experiência de um profissional de design atuante no setor da tecnologia e do processo projetual, na realidade das empresas. “Considero que é importante que os estudantes reflitam sobre as possibilidades do mercado atual vislumbrem novas possibilidades de atuação”, avalia.
A avaliação é semelhante à do coordenador dos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, professor Thiago dos Santos. Além de salientar o papel do momento de troca para a formação dos acadêmicos, ele afirma que a programação também colabora com a atualização dos cursos ao abordar temas de interesse da área de atuação profissional.
“O Café com Mercado oferece uma oportunidade especial para nossos alunos expandirem seus horizontes e se conectarem com profissionais que enfrentam, na prática, os desafios e as mudanças do mercado. Essa troca enriquece a formação e demonstra que a UNIFEBE e os estudantes de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda estão em sintonia com as necessidades contemporâneas da comunicação e do design. Isso capacita os estudantes para atuarem com criatividade, estratégia e pensamento crítico em uma variedade de contextos profissionais”, descreve.
A interação proporcionou reflexões importantes acerca da integração entre mídia digital e OOH, conforme relata a acadêmica Laila Ebel. Segundo ela, a demonstração de como aderir à prática de forma estratégica, explorando as possibilidades já oferecidas pelo mercado, foi uma experiência rica para o processo de formação.
A acadêmica afirma que a programação contribuiu para ampliar seu repertório de possibilidades de formatos de comunicação. “A proposta foi sair do óbvio sem precisar criar algo, mas utilizando tecnologia, conhecimento e as ferramentas disponíveis para entregar campanhas mais eficazes”, descreve.