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21 de fevereiro de 2013

Café com reitor reúne líderes e vice-líderes

Na noite de quarta-feira, 20, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu a 3ª edição do Café com o Reitor. O evento aconteceu no Auditório da instituição e reuniu líderes e vice-líderes das turmas.


Os acadêmicos puderam desfrutar de um delicioso café antes de ouvirem a apresentação do reitor Günther Lother Pertschy. O Café com o reitor é um evento destinado a informar os representantes de turma sobre o que foi realizado em termos de infraestrutura, investimentos, ações de melhoria no último semestre, além de norteá-los para as próximas ações a serem implementadas na instituição.

Infraestrutura


O professor Günther iniciou falando sobre as atualizações que foram realizadas nos quatro laboratórios de informática da instituição. “Trocamos os equipamentos por máquinas mais atualizadas e com softwares modernos que atendem aos cursos que exigem programas específicos para a realização de projetos”, desclarou.


A inauguração do quinto laboratório de informática também foi tema da apresentação. O novo laboratório tem uma área de 54 m2, 26 computadores Dell OptiPlex 7010 com processadores Intel Core i7-3770 3ª Geração.


Outra melhoria nas instalações comentada foi a ampliação do bloco D que passará a oferecer mais laboratórios e salas de aulas a partir do segundo semestre. O reitor falou ainda da readequação do espaço físico existente para que mais salas de aulas fossem disponibilizadas para os cursos e sobre a biblioteca da instituição que teve seu acervo ampliado e hoje ultrapassa os 70 mil exemplares.


Qualificação de docentes


A qualificação dos docentes também foi um dos tópicos abordados. Em 2012, foram 19 professores que alcançaram o título de mestre, doutor e pós-doutor. “Esse número é um reflexo do auxílio aos docentes que buscam titulação, hoje temos 70% dos nossos professores com esses títulos. Quando se investe em titulação o resultado reflete em sala de aula com um ensino de melhor qualidade”, afirmou.


O professor Günther ainda destacou que a UNIFEBE não é só feita de ensino, mas também de pesquisa, iniciação científica e extensão, e falou da importância dessas atividades no currículo e na vida pessoal dos acadêmicos.


A presença da UNIFEBE nos conselhos municipais também foi destacada pelo reitor que reinterou a importância da universidade estar envolvida com as questões da comunidade. Atualmente, o centro universitário participa de 19 conselhos.


Metas


Uma das metas da gestão é ampliar os cursos de pós-graduação, sendo que hoje são oferecidos nove cursos nas áreas de marketing, gestão e direito. Estão previstos mais três cursos nas áreas da Pedagogia, Psicologia e Contabilidade.


Segundo o reitor, a equipe da instituição está empenhada em dar um grande salto pensando no futuro. “Além de estarmos preparando nosso planejamento estratégico para curto e médio prazo, também trabalhamos em um planejamento estratégico para os próximos 20 anos”.


O investimento em tecnologia também continua neste ano com mudanças no servidor, intranet e softwares específicos para os cursos.


Internacionalização


“A internacionalização faz parte do nosso dia a dia. Já tivemos o Démelêr France, teremos o Commow Law, que é uma viagem para os Estados Unidos e muitos outros. A grande novidade é que agora fazemos parte do programa Ciências Sem Fronteiras”, afirmou o reitor.


Mais viagens de estudo para outros países estão sendo programadas para os próximos meses.


Estacionamento


O reitor encerrou sua apresentação falando sobre a questão do estacionamento que está sendo tema de crítica pelos acadêmicos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na última semana. Ele explicou como se deu o processo de contratação do serviço. Sendo que a escolha da empresa foi feita por uma rigorosa seleção por meio de edital e a empresa Estapar ofereceu a melhor proposta de administração. O contrato atual é vigente até janeiro de 2019.


Quanto às melhorias, desde 2012 a Estapar tem em contrato a disponibilização de R$ 50 mil anuais para investir no estacionamento. Em função dessa disposição contratual, entre as melhorias já executadas o reitor citou: a disponibilização de um espaço reservado para ônibus e vans, o que ameniza o fluxo de veículos de menor porte que diariamente entram e saem do estacionamento, em especial no período noturno; melhorias na drenagem das águas pluviais (chuvas) no estacionamento, da sinalização e organização do local, inclusive com a colocação de lombadas para impedir que veículos transitem no pátio com velocidade acima da permitida, o que auxilia a segurança dos pedestres; a substituição dos equipamentos eletrônicos de entrada e saída de veículos na Guarita Central do estacionamento; e a instalação de um Guichê de Atendimento na entrada do Bloco A.

O reitor ainda esclareceu que dos alunos matriculados na instituição apenas 23,77% utilizam o estacionamento da Estapar e que o uso do mesmo é facultativo. Durante o evento foi solicitado que seja realizada uma reunião para que sejam feitos os esclarecimentos sobre o assunto.


Perguntas


O término do evento estava previsto para às 22h, porém o reitor permaneceu no auditório até às 23h, tempo em que ouviu os alunos e respondeu questionamentos.

Texto: Elizandra Damasceno
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

 

 

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