20 de junho de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Calouros de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE criam projeto arquitetônico para sala de metodologias ativas

Material foi apresentado às estudantes da 5ª fase de Pedagogia

Criar uma sala de aula para atender às necessidades educacionais específicas de uma metodologia de ensino foi a proposta da atividade realizada pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, em parceria com o curso de Pedagogia da UNIFEBE. Com base no conhecimento do componente curricular de Desenho Universal e Ergonomia, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo criaram projetos arquitetônicos para a sala de metodologias ativas.

Os projetos foram transformados em maquetes físicas e apresentados às estudantes da 5ª fase de Pedagogia, na aula do componente curricular Planejamento e Avaliação na Educação Infantil. De acordo com a professora de Arquitetura e proponente da iniciativa, Alexssandra da Silva Fidelis, a ideia de compartilhar as propostas com o curso de Pedagogia visou aprimorar o trabalho dos futuros arquitetos. “Diante das considerações das futuras pedagogas, os acadêmicos de Arquitetura puderam avaliar suas propostas sob aspectos técnicos, pensando em aprimorar os projetos para atender as características citadas, voltadas ao aprendizado”, esclarece.

A acadêmica da 1ª fase de Arquitetura e Urbanismo, Kamilli Heil, considerou a apresentação essencial para a atividade proposta. “Ela permitiu que pudéssemos interagir com estudantes de outro curso, mas também nos fez olhar para os projetos criados de outro ponto de vista. Isso possibilitou uma troca de conhecimentos muito interessante, o que fez com que percebêssemos que de fato conseguimos cumprir com o objetivo do projeto”, complementa.

Para o coordenador de Arquitetura e Urbanismo, professor Marcelius de Oliveira Aguiar, essa interação com diferentes áreas torna o aprendizado ainda mais palpável. “O contato e a integração com profissionais de diversos segmentos fará parte do dia a dia profissional. Em atividades como essa, o estudante aprende o conteúdo técnico, mas também desenvolve competências e habilidades inerentes ao mercado de trabalho”, enfatiza.

Pedagogia e as Metodologias Ativas

Alexssandra destaca que diferente de uma sala de aula comum, a de metodologias ativas precisa evidenciar o protagonismo do estudante no processo de ensino-aprendizagem, diferente de uma sala de aula comum, em que o professor fica na parte da frente do espaço e os estudantes todos alinhados de frente para o quadro.

A coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, explica que ao olhar as maquetes na perspectiva da avaliação, as estudantes de Pedagogia se atentaram às possibilidades do ensino e da aprendizagem que a Arquitetura projetou em uma estrutura diferenciada de sala de aula. “Parabenizo a professora Alexssandra pela brilhante ideia, pois esse é um dos papeis da Universidade, possibilitar um diálogo entre cursos, o que, nessa perspectiva interdisciplinar, possibilita encontrar as melhores soluções, umas das competências exigidas nos contextos profissionais”, enaltece.

A acadêmica Laura Imianovsky foi uma das estudantes que acompanhou as apresentações. Segundo ela, ao considerar aspectos como a disposição dos móveis, a iluminação, a acústica, as cores e a utilização de tecnologias, é possível criar um ambiente propício ao aprendizado ativo. “A forma como um ambiente é projetado e organizado pode influenciar diretamente o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Por meio do estudo das teorias pedagógicas e das metodologias de ensino, o grupo de Pedagogia pôde trazer contribuições valiosas sobre como a arquitetura das salas de aula pode ser projetada de forma a estimular a participação, a colaboração e a interação entre os alunos”, elucida.

O trabalho também foi acompanhado pela professora do componente curricular Planejamento e Avaliação na Educação Infantil, Giselly Cristini Mondardo Brandalise. Conforme a docente, a atividade proporcionou aos acadêmicos um momento importante de contato. “As acadêmicas do curso de Pedagogia puderam refletir sobre os espaços educacionais a partir de uma dimensão diferenciada, ampliando percepções para além do fazer docente”, conclui.

As apresentações foram realizadas na noite de quinta-feira (15), no Laboratório Orla.

Confira as fotos das maquetes e da interação entre os dois cursos de Graduação:

Unifebe lança Revista nesta sexta-feira

22 de novembro de 2010
6ª SIPAT da UNIFEBE será de 19 a 23 de outubro

16 de outubro de 2015
Estudantes da UNIFEBE têm até dia 23 de agosto para se inscrever no Programa de Bolsas Universitárias do UNIEDU
Bolsas de Estudo

02 de julho de 2021