01 de março de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Calouros de Pedagogia são recepcionados com projeto Angel Friends

Atividade de acolhida busca auxiliar os novos estudantes na trajetória acadêmica

Com o intuito de acolher e auxiliar os novos 26 estudantes, o curso de Pedagogia do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) realizou o projeto Angel Friends, uma das atividades desenvolvidas pela coordenação para integrar calouros e veteranos.

A coordenadora de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann, explica que o ingresso dos estudantes no Ensino Superior traz muitos desafios por se tratar de um espaço de formação profissional, em que o acadêmico precisa assumir um papel de protagonista no processo de aprendizagem.

“A linguagem acadêmica, as exigências, enfim, o calouro se depara com um universo completamente diferente da Educação Básica, que ainda conta com a presença dos pais no dia a dia da escola e da sua formação”, destaca a professora Eliane.

De acordo com uma reportagem veiculada em 2022 pela Globo News, uma pesquisa realizada pelo Instituto Semesp indicou que mais de 30% de desistência dos cursos de Graduação ocorre no primeiro semestre da faculdade. A pesquisa aponta ainda que no Brasil, os maiores índices de evasão de alunos do ensino superior privado foram registrados nos anos de 2020 e 2021. Somente em 2021, aproximadamente 3,42 milhões de estudantes abandonaram as universidades privadas, o que corresponde a uma taxa de 36,6% de evasão.

“Foi a partir desse contexto, com o objetivo de auxiliar os calouros a se inserirem no universo acadêmico, em seu processo de adaptação e permanência, que o curso de Pedagogia criou o projeto Angel Friends em 2021, que este ano chega à sua 5ª edição. São várias ações desde o primeiro dia da recepção dos novos estudantes, se estendendo durante o primeiro semestre. Tudo para que ele se sinta pertencente à comunidade acadêmica”, complementa a professora Eliane.

5ª edição

Neste semestre, a atividade foi conduzida pelos acadêmicos da 2ª fase do curso. Com asas de anjo, no espaço Ecumênico Arcanjo Miguel, os veteranos se apresentaram por meio de uma dinâmica sobre amizade.

“Muitas vezes só precisamos de uma palavra de incentivo e, como anjos, nossa missão é dar esse suporte e ajuda necessária. O simples fato de poder acolher um calouro e deixá-lo mais confortável com o ambiente, já é um grande impulso para nós como futuras pedagogas que, ao longo da Graduação percebemos a importância do acolhimento para a adaptação e desenvolvimento do estudante”, enfatiza a acadêmica da 2ª fase, Ana Luiza Magalhães.

Os “amigos anjos” ajudam o calouro sanando todas as dúvidas em relação aos trabalhos, setores da universidade, projetos e serviços, além de poder gerar uma amizade para levar por toda a Graduação e vida. Para a caloura Isabel dos Santos Souza Barreto, a acolhida do curso demonstrou o cuidado e a preocupação com a evolução dos novos acadêmicos.

“Foi uma experiência bem acolhedora e integrativa. O projeto nos traz esse sentimento de pertencimento, de que realmente fazemos parte de um todo. Além de possibilitar uma melhor compreensão da dinâmica do curso e da universidade em geral”, avalia a caloura.

Todos os momentos de monitoria do projeto serão registrados pelos acadêmicos veteranos em forma de um portfólio, que gerarão Horas Complementares de Monitoria.

Confira as fotos da primeira atividade de integração do projeto:

Comunicado – Resultado final para  vaga de Assistente de Jornalismo II

Comunicado – Resultado final para vaga de Assistente de Jornalismo II