07 de novembro de 2014

Caravana Cidadão do Mundo esclarece dúvidas sobre intercâmbios na UNIFEBE

Experiências em outros países, oportunidades de estágio e informações sobre escolas de idiomas foram algumas das atrações da Caravana Cidadão do Mundo, que desembarcou no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE na quinta-feira, 6 de novembro. Durante o dia, acadêmicos, funcionários e a comunidade participaram de palestras e tiraram dúvidas sobre viagens internacionais. O evento também foi prestigiado pelos estudantes da rede municipal de ensino de Brusque.

Com o tema “Seu sonho de estudar no exterior está próximo”, o evento reuniu agências e instituições de intercâmbio, câmbio, escolas de idiomas e ofertas de bolsas de estudo e pesquisa no exterior. A Caravana é realizada pela Trenier Marketing e Eventos com o apoio da Belta – Brazilian Educational & Language Travel Association.

Preocupada com a formação do filho, Maria Eduarda Groh trouxe o estudante de terceirão João Marcos Groh para o evento. “Ficamos sabendo pela imprensa. O João já fez um intercâmbio para o Canadá e gostou muito. Agora estamos buscando outras possibilidades. Sempre participamos de feiras de intercâmbios e achei muito interessante ver um evento desses aqui na UNIFEBE”, elogia.

Para o aluno, a experiência de uma viagem internacional é indiscutível. “Dá muita bagagem. O contato com outras culturas é enriquecedor. Tenho o interesse de aprender outros idiomas. O intercâmbio ajudou a ampliar meu campo de visão e agora quero outras opções. Quem sabe China, Espanha, Chile, ou algum outro país”, considera.

Segundo o reitor Günther Lother Pertschy, promover a Caravana faz parte da política de internacionalização da instituição. “Esse momento de esclarecer dúvidas e conhecer depoimentos de quem já passou por experiências em outros países traz muitos benefícios para os nossos acadêmicos, para a nossa instituição e para a própria comunidade”, afirma.

A relações internacionais da UNIFEBE, Ana Paula Bonatelli, explica que em 2014 foram firmados diversos convênios e parcerias com instituições estrangeiras.

“Estamos trabalhando constantemente para ampliar cada vez mais a nossa rede de contatos internacionais. Além disso, uma de nossas ações relacionadas à internacionalização foi o convênio com uma escola de idiomas para preparar nossos acadêmicos e funcionários na questão do idioma”, conta.

Segundo o organizador do evento, Herley Cesar Reinert, a proposta da Caravana Cidadão do Mundo é aproximar as oportunidades de estudar no exterior do maior número de pessoas. “Por isso, a parceria com a UNIFEBE é fundamental. Experiências assim são muito importantes. A Caravana busca despertar o interesse e solucionar dúvidas no mesmo local”, conta.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br