29 de outubro de 2009

CDR aprova Projeto da Unifebe para o Edital da FAPESC

A Unifebe – Centro Universitário de Brusque apresentou projeto à Chamada Pública nº 12 da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – FAPESC, intitulado "Laboratório de Ensaios e Desenvolvimento de Produtos com Foco em Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a região de Brusque". A proposta foi aprovada em reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), realizado na Secretaria Municipal de Educação de Tijucas, durante a tarde desta quinta-feira (29). Agora a proposta será encaminhada para análise da FAPESC.

A reunião do CDR foi presidida pela secretária de Desenvolvimento Regional, Sandra Eccel, e contou com a presença de conselheiros, autoridades e representantes de entidades da região. Na oportunidade, foram expostos os projetos apresentados à chamada da FAPESC, entregues na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque (SDR). Dos 13 projetos defendidos, nove foram retirados e quatro foram aprovados. Todos os projetos já tinham sido previamente analisados por uma Comissão que se baseou nos critérios de avaliação determinados no próprio edital. Agora, estes quatro projetos que passaram pela pré-análise da SDR serão enviados à FAPESC para avaliação técnica e posteriormente, serão devolvidos ao CDR que dará o crivo final.

Um dos projetos aprovados no Conselho tem como proponente a Unifebe. O projeto foi apresentado pelo professor Cássio Aurélio Suski, coordenador do projeto proposto. Trata-se de um Laboratório que pretende potencializar o desenvolvimento sustentável das organizações de diversos segmentos da indústria na região de Brusque, através da inovação nos materiais, produtos e processos. Como contrapartida, a Instituição oferece cinco pesquisadores e a construção de uma edificação no campus, localizado no bairro Santa Terezinha, com salas de aula e laboratórios de Engenharia e Design.

Durante a tarde, foram apresentados projetos cujos proponentes eram de instituições de ensino, entidades e também empresas. A Unifebe é parceira em outro projeto aprovado, o "Centro de Pesquisa e Inovação em Moda para as empresas de Brusque e região", proposto pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADRVALE.

A reitora da Unifebe, profª Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, realizou várias ponderações durante a reunião como conselheira. Ela fez referência à Audiência Pública ocorrente em Florianópolis, na Assembléia Legislativa, que entre vários assuntos abordados, destacou a necessidade de uma articulação e alinhamento do Sistema Acafe junto ao programa de descentralização proposto pelo governo do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o cronograma estabelecido no Edital, até o dia 9 de novembro, a FAPESC encaminhará os projetos com parecer à SDR. Posteriormente, os resultados serão obtidos a partir da votação em Conselho novamente, devendo ser apresentados até 20 de novembro. Ainda segundo o Edital, o início da contratação dos projetos selecionados ocorrerá em 26 de novembro. Será destinado para cada SDR o valor máximo de R$500.000,00, que poderá ser aplicado em um ou mais projetos.

Texto e fotos: Natália Uriarte Vieira

Resultado do Proc. Sel. Técnico-Administrativo para a função de Supervisor Extensão

18 de fevereiro de 2010
UNIFEBE assina convênio com a Justiça Federal para prestação de serviço