08 de dezembro de 2014

Centro de Tecnologia e Inovação começa primeiro projeto de iniciação científica

Mesmo antes de concluído, o Centro de Tecnologia e Inovação do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE já desenvolve seu primeiro projeto iniciação científica, relacionado à fabricação de componentes em aços endurecidos.

Com 50% dos equipamentos instalados, sete alunos de Engenharia de Produção e Mecânica participaram da pesquisa sob a orientação do coordenador Denis Boing.

Os equipamentos em uso foram adquiridos com a primeira parcela – de RS 500 mil – do recurso de R$ 1 milhão repassado pelo convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e UNIFEBE.

Segundo o coordenador Boing, a segunda parcela foi liberada e os próximos equipamentos devem ser instalados até abril de 2015. “Os alunos que tiverem interesse também podem conhecer o Centro e ver o funcionamento dos equipamentos sob a orientação do assistente do laboratório”, explica.

Saiba mais

O Centro de Tecnologia e Inovação, aliado aos cursos de Produção e Engenharia Mecânica da UNIFEBE, tem como objetivo melhorar o processo de produção nas indústrias, promover pesquisas aplicadas, capacitar profissionais capazes de liderar o cenário nacional em tecnologia de produção. Além disso, desenvolverá competências nos cursos de graduação diretamente focados para a demanda da região.

O convênio destinado à aquisição dos equipamentos foi assinado pelo governador João Raimundo Colombo no dia 23 de junho no campus Santa Terezinha. “O melhor caminho é o fortalecimento das universidades”, disse.

Na ocasião, o reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, agradeceu ao governador pelo apoio e declarou o Centro de Tecnologia e Inovação trará diversos benefícios. “Não tenho dúvida de que o grande recurso é o conhecimento. A nossa vocação é voltada à comunidade”, diz.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Pesquisador da UNIFEBE aprova artigo em conferência internacional