notícias colégio
Notícias
16 de janeiro de 2023
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Cerimônia da Cápsula do Tempo e inauguração de Monumento Comemorativo marcam celebrações dos 50 anos da UNIFEBE

Instituição completou o Jubileu de Ouro neste domingo, dia 15 de janeiro de 2023.

As comemorações pelos 50 anos da Fundação Educacional de Brusque (FEBE), mantenedora da UNIFEBE e do Colégio UNIFEBE, iniciaram oficialmente na tarde desta segunda-feira (16), com uma série de ações realizadas pela instituição para celebrar o marco histórico comemorado neste domingo, dia 15 de janeiro de 2023.

O Culto Ecumênico de Ação de Graças, concelebrado pelo representante da Igreja Católica, padre Alvino Introvini Milani e da Paróquia Luterana Bom Pastor, pastor Claudio Schefer, abriu as solenidades do Jubileu de Ouro da instituição. Na cerimônia, realizada no auditório Doutor Germano Hoffmann, foram expressados sentimentos de gratidão a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram e colaboram para o desenvolvimento da sociedade por meio da difusão do conhecimento.

Cápsula do Tempo

Com o compromisso de guardar os marcos da instituição para as futuras gerações, no átrio do Bloco A, professores, colaboradores e demais membros da comunidade prestigiaram a Cerimônia da Cápsula do Tempo – UNIFEBE 50 Anos. Enterrada no mesmo local onde a Cápsula do Tempo de construção do Bloco A foi implantada, no dia 2 de setembro de 2000, a Cápsula do Tempo – UNIFEBE 50 Anos eterniza na história da instituição alguns dos marcos dos últimos 50 anos.

O símbolo foi implantado pela presidente da FEBE e reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, pelo vice-presidente da FEBE e vice-reitor da UNIFEBE, professor Sergio Rubens Fantini, pelo pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edinéia Pereira da Silva, pelo diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, e pelo ex-reitor da UNIFEBE e coordenador dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, professor Günther Lother Pertschy. O ato de bênção da Cápsula do Tempo foi conduzido pelo pastor Claudio Schefer, e a cerimônia contou também com a participação do senhor Augustinho Schmidt, representante dos colaboradores da instituição, da professora Célia de Souza Sedrez, representando o corpo docente, e do acadêmico Thiago Andrei Felisbino, representante do corpo discente da UNIFEBE.

A cápsula, que pode ser aberta em 2073, foi enterrada com um exemplar do jornal do dia, um crucifixo, planta do Monumento Comemorativo dos 50 anos, reprodução da placa de inauguração do monumento, programação das festividades dos 50 anos, cópia do Hino da UNIFEBE, listagem com todos os professores e funcionários contratados e ativos no dia 16 de janeiro de 2023, portaria com a relação dos homenageados na solenidade de 50 anos da instituição, modelo do crachá comemorativo, convites comemorativos, imagem aérea do campus, foto da última cerimônia de certificação do Colégio UNIFEBE, foto da última cerimônia de outorga de grau dos cursos de Graduação, foto da última cerimônia de certificação de Pós-Graduação, foto da atual gestão superior, discurso da reitora da UNIFEBE e presidente da FEBE, professora Rosemari Glatz, e Oração da Família de Padre Zezinho.

“Os itens que estão dentro da cápsula são uma pequena amostra, simbólica, de um tempo. Um tempo marcado por acontecimentos importantes para a humanidade e para o nosso país, estado e municípios. Um tempo de união, de superação, de construção. Um tempo de conquistas e de grande crescimento institucional. Um tempo de Educação. Um tempo de agradecimento. E um tempo de muita fé”, enfatizou a reitora, professora Rosemari Glatz.

Monumento Comemorativo

As celebrações do dia foram encerradas com o descerramento do Monumento Comemorativo do Jubileu de Ouro da Fundação Educacional de Brusque –FEBE, instalado em frente ao Bloco A, ao lado do Espaço Cívico. O local foi escolhido em função do simbolismo do bloco, o primeiro que foi edificado no campus Santa Terezinha.

Construído em concreto, para representar a solidez da instituição, cada pilar do monumento representa 10 anos de história. A cor branca, por sua vez, é símbolo da clareza do conhecimento compartilhado.

Durante o ato, o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, parabenizou a UNIFEBE pelo papel que representa para o município. “Que orgulho fazer parte da história desta instituição, que contribui significativamente com o desenvolvimento da nossa região, que se preocupa com o futuro dos nossos cidadãos e que entende a educação como instrumento de transformação social. Parabéns, UNIFEBE, por essa trajetória de sucesso”, ressaltou o prefeito de Brusque, que em sua fala representou os prefeitos de Guabiruba, Valmir Zirke, e de Botuverá, Alcir Merizio, também presentes no evento.

Durante a cerimônia, a reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, exaltou a história da instituição. “Há 50 anos fazíamos história ao nos tornarmos pioneiros no Ensino Superior de Brusque e região. Nascemos do desejo da comunidade e hoje, celebramos com os que levam o nosso nome em suas trajetórias. Ao longo desses 50 anos vimos muitos sonhos serem realizados por meio da educação e é esse o nosso legado. Educação de qualidade e comprometimento com o desenvolvimento regional são e sempre serão nossa maior missão. Aqui acreditamos no ser humano, e a nossa maior satisfação é trabalhar por um futuro melhor para esta e pelas futuras gerações. A UNIFEBE é Nossa, é Daqui, e a comemoração do Jubileu de Ouro da nossa instituição é de todos nós”, enfatizou a reitora, a professora Rosemari Glatz, reitora da universidade.

O ato de descerramento do Monumento Comemorativo foi prestigiado pela senhora Bernadete de Oliveira Fischer, representante da Comissão de Avaliação Permanente da UNIFEBE, pelo senhor Edemar Fischer, representando o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), pelo tenente-coronel da Polícia Militar de Brusque, Heintje Heerdt, pelo comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Brusque, Rodrigo Gonçalves Basílio, pelo presidente do Conselho Curador da FEBE, Antônio Roberto Pacheco, pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Brusque, Alcir Inácio Otto, pelo delegado de representação do Conselho Regional de Contabilidade de Brusque, Cláudio Roberto Bonamente, pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE UNIFEBE), Geovana Moraes Biscaia, pela tesoureira da Associação dos Professores e Funcionários da FEBE, Gisele Alberton, além de professores, comunidade acadêmica e imprensa.

A programação completa de comemoração pelo Jubileu de Ouro conta ainda com a concessão de Títulos Honoríficos, Apresentação do Hino UNIFEBE, Lançamento do Vídeo Comemorativo aos 50 anos, Jantar Comemorativo com homenageados, professores, colaboradores e autoridades. Exposição Histórica, Posse da Reitoria, Lançamento da Revista UNIFEBE 50 Anos (em quadrinhos), Lançamento da nova Galeria dos Reitores, Dia da Família na UNIFEBE, Lançamento do Livro Comemorativo aos 50 anos, Espetáculo do Coro UNIFEBE, além de outros eventos consolidados no calendário da instituição.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Projetos premiados pelo IAB são apresentados em Aula Magna na UNIFEBE
Arquitetura e Urbanismo

Projetos premiados pelo IAB são apresentados em Aula Magna na UNIFEBE


19 de março de 2024
Equipe InovaFEBE representará a UNIFEBE na competição SC Legal Disrupting
Destaque

Equipe InovaFEBE representará a UNIFEBE na competição SC Legal Disrupting


19 de outubro de 2022
UNIFEBE realiza formação continuada para os professores da rede municipal de Brusque
UNIFEBE

UNIFEBE realiza formação continuada para os professores da rede municipal de Brusque


19 de maio de 2016
Skip to content