08 de abril de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Cervejaria de Itajaí recebe visita técnica do curso de Engenharia Química da UNIFEBE

Roteiro aproximou acadêmicos da atuação na indústria e as peculiaridades do setor

Acadêmicos do curso de Engenharia Química foram recebidos na Cervejaria Faroeste Beer, em Itajaí, para uma visita técnica. No roteiro, os acadêmicos puderam conhecer o processo de fabricação envolvido na bebida, assim como procedimentos de controles de qualidade utilizados na indústria.
De acordo com a professora Raquel Bonati Moraes Ibsch, a atividade foi realizada dentro do contexto do componente curricular de Engenharia Bioquímica II e é um complemento importante para fixação do conhecimento.

“Essa é uma excelente oportunidade para que os acadêmicos unam o conhecimento teórico com a realidade de processos produtivos, conforme visto em sala de aula”, descreve a professora.
A aproximação com o mercado e a mudança de escala da atuação são destacados pela coordenadora do curso de Engenharia Química, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop. Segundo ela, as experiências proporcionadas pela visita representam um passo importante na formação acadêmica dos participantes.
“O acadêmico consegue aproveitar o momento para conhecer pessoas, fazer um networking, verificar posições diferenciadas de trabalho, então isso vai ajuda-los no futuro, quando forem buscar uma nova posição no mercado de trabalho”, indica.

No detalhe
Mesmo já tendo conhecimentos prévios com a produção de cerveja, a acadêmica da 5ª fase do curso de Engenharia Química, Anna Catarina Loffi acredita que a experiência da visita técnica foi positiva. “Como a cerveja é algo bem popular, torna-se mais interessante saber os detalhes sobre ela, e o que é feito para mudar os tipos de cerveja, como mudar o pH ou adicionar diferentes tipos de lúpulos utilizado, que conferem aromas e sabores”, descreve.

A acadêmica acredita que atividades semelhantes à visita técnica contribuem para a aproximação com novas áreas de conhecimento e setores. Ela também destaca o papel da ação em ampliar a percepção sobre a atuação profissional. “Pode surgir interesse em áreas novas e que não tínhamos conhecimento de como funcionava, além de serem essenciais na exemplificação dos conteúdos abordados em sala de aula. É um método em que aprendemos mesmo nos divertindo, como foi na cervejaria”.

Logoterapia é tema de palestra na UNIFEBE

16 de maio de 2013
Estudantes de Brusque devem solicitar virtualmente carteirinha do Transporte Universitário
UNIFEBE