notícias colégio
Notícias
25 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Chefe da Receita Federal em Brusque conversa com estudantes de Ciências Contábeis da UNIFEBE

Bate-papo abordou a atuação do órgão e o envolvimento com os profissionais formados na área

Para abrir a curricularização da extensão do primeiro semestre de 2024, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, promoveu no dia 18 de março, um bate-papo entre os estudantes do curso e o chefe da Receita Federal em Brusque, Charliston Braz S. Araújo. Na conversa virtual, o servidor público apresentou aos acadêmicos as principais demandas atendidas pelo órgão, desde a identificação dos cidadãos pelo Cadastro de Pessoa Física – CPF, a solicitação de CPF nacional requisitada por imigrantes, como e onde são realizadas as inspeções da Receita, além de compartilhar suas experiências na área aduaneira e sobre a importância da Cidadania Fiscal.

Ao abordar sobre envolvimento do órgão com os profissionais formados na área, Charliston tratou, em especial, sobre a Declaração do Imposto de Renda, de como é apresentada e processada pela Receita Federal. “O foco da conversa foi a Declaração, já que a nossa curricularização do curso é realizada com o Programa Declare Certo, em que os estudantes auxiliam a população, sanando dúvidas”, explica o coordenador de Ciências Contábeis da UNIFEBE, professor Antônio Carlos Schlindwein.

A Receita Federal é parceira da UNIFEBE nesta ação, que por meio do Núcleo de Apoio Fiscal, desenvolve um papel social com a comunidade regional. Sabrina Cristiane de Castilhos Martins, da 5ª fase, acompanhou virtualmente a conversa com o servidor público federal. Para ela, as experiências compartilhadas por Charliston somaram aos conhecimentos adquiridos ao longo da Graduação. “Além de nos aproximar do órgão, o bate-papo evidenciou o papel da Receita Federal em diversas frentes e que muitas das demandas podem ser atendidas online”, elucida Sabrina.

Sobre o bate-papo com os acadêmicos, Charliston revela que também é uma das premissas da Receita Federal estreitar esses relacionamentos. “O intuito dessa conversa foi o de aprimorar os conhecimentos dos alunos, para que eles saibam que depois que saírem da universidade a Receita Federal é o órgão de apoio desses profissionais”, complementa Charliston.

Declare Certo

Agora, com as informações adicionais e os ensinamentos das aulas, os estudantes iniciarão as atividades da Curricularização da Extensão com o Declare Certo. Além dos atendimentos à comunidade no Sábado Fácil, do mês de maio, os acadêmicos deverão auxiliar três cidadãos de suas localidades, com a Declaração do Imposto de Renda.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Medicina atuarão nas Unidades Básicas de Saúde de Botuverá
Medicina

Acadêmicos de Medicina atuarão nas Unidades Básicas de Saúde de Botuverá


13 de junho de 2022
Formação Continuada inicia nesta sexta-feira, 1º
Egresso

Formação Continuada inicia nesta sexta-feira, 1º


01 de fevereiro de 2013
Inscrições abertas para intercâmbio de estudos em Portugal

Inscrições abertas para intercâmbio de estudos em Portugal


14 de setembro de 2015
Skip to content