notícias colégio
Notícias
25 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Chefe da Receita Federal em Brusque conversa com estudantes de Ciências Contábeis da UNIFEBE

Bate-papo abordou a atuação do órgão e o envolvimento com os profissionais formados na área

Para abrir a curricularização da extensão do primeiro semestre de 2024, o curso de Ciências Contábeis da UNIFEBE, promoveu no dia 18 de março, um bate-papo entre os estudantes do curso e o chefe da Receita Federal em Brusque, Charliston Braz S. Araújo. Na conversa virtual, o servidor público apresentou aos acadêmicos as principais demandas atendidas pelo órgão, desde a identificação dos cidadãos pelo Cadastro de Pessoa Física – CPF, a solicitação de CPF nacional requisitada por imigrantes, como e onde são realizadas as inspeções da Receita, além de compartilhar suas experiências na área aduaneira e sobre a importância da Cidadania Fiscal.

Ao abordar sobre envolvimento do órgão com os profissionais formados na área, Charliston tratou, em especial, sobre a Declaração do Imposto de Renda, de como é apresentada e processada pela Receita Federal. “O foco da conversa foi a Declaração, já que a nossa curricularização do curso é realizada com o Programa Declare Certo, em que os estudantes auxiliam a população, sanando dúvidas”, explica o coordenador de Ciências Contábeis da UNIFEBE, professor Antônio Carlos Schlindwein.

A Receita Federal é parceira da UNIFEBE nesta ação, que por meio do Núcleo de Apoio Fiscal, desenvolve um papel social com a comunidade regional. Sabrina Cristiane de Castilhos Martins, da 5ª fase, acompanhou virtualmente a conversa com o servidor público federal. Para ela, as experiências compartilhadas por Charliston somaram aos conhecimentos adquiridos ao longo da Graduação. “Além de nos aproximar do órgão, o bate-papo evidenciou o papel da Receita Federal em diversas frentes e que muitas das demandas podem ser atendidas online”, elucida Sabrina.

Sobre o bate-papo com os acadêmicos, Charliston revela que também é uma das premissas da Receita Federal estreitar esses relacionamentos. “O intuito dessa conversa foi o de aprimorar os conhecimentos dos alunos, para que eles saibam que depois que saírem da universidade a Receita Federal é o órgão de apoio desses profissionais”, complementa Charliston.

Declare Certo

Agora, com as informações adicionais e os ensinamentos das aulas, os estudantes iniciarão as atividades da Curricularização da Extensão com o Declare Certo. Além dos atendimentos à comunidade no Sábado Fácil, do mês de maio, os acadêmicos deverão auxiliar três cidadãos de suas localidades, com a Declaração do Imposto de Renda.

 

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Palestras sobre Liderança e Vendas com Alfredo Rocha

Palestras sobre Liderança e Vendas com Alfredo Rocha


11 de junho de 2007
Relação dos Classificados para a Bolsa do Artigo 170

Relação dos Classificados para a Bolsa do Artigo 170


18 de abril de 2008
UNIFEBE lança observatório para o planejamento das cidades
Arquitetura e Urbanismo

UNIFEBE lança observatório para o planejamento das cidades


18 de abril de 2024
Skip to content