01 de novembro de 2013

Ciência sem Fronteiras lança chamadas para graduação-sanduíche em 20 países

Os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE que tiverem interesse em realizar uma graduação sanduíche, cursar no Brasil e também no exterior, já podem se inscrever pelo programa Ciência Sem Fronteiras (CFs), que abriu novas chamadas para graduação-sanduíche para 20 países: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria.

As inscrições vão até 29 de novembro, e os interessados devem procurar na Sala 11 C (Proppex) a analista de Relações Internacionais, Ana Paula Bonatelli Uller, para mais informações, e também para a realização de uma pré-inscrição, antes de efetivar a inscrição pelo site do programa.

“As bolsas do CFs são uma grande oportunidade para os acadêmicos, pois cobrem todas as despesas no exterior, desde a passagem aérea, bolsa graduação, auxílio instalação, seguro saúde, até material didático. Entretanto, a seleção é bem rigorosa, só os alunos de excelência são beneficiados. Participação em projetos de iniciação científica e pesquisa, conquista de prêmios de mérito universitário e média geral alta são importantes diferenciais para ser beneficiado com uma bolsa do programa”, afirma Ana Paula.

Áreas e temas contemplados

Serão oferecidas bolsas nas áreas de Engenharia de demais áreas tecnológicas, Ciências Exatas e da Terra, Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde, Computação e Tecnologias da Informação, Tecnologia Aeroespacial, Fármacos, Produção Agrícola Sustentável, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Energias Renováveis, Tecnologia Mineral, Biotecnologia, Nanotecnologia e Novos Materiais, Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais, Biodiversidade e Bioprospecção, Ciências do Mar, Indústria Criativa, com ênfase em produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação, Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

Requisitos

O Ciência sem Fronteiras foi lançado em 2011, com a meta de conceder 101 mil bolsas até 2014. Para participar do CFs é necessário ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino e ter realizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo de seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos.

A graduação sanduíche tem duração de um ano e pode chegar a um ano e meio quando for estendida em função de estágio ou curso de idioma. É necessário também cursar uma das áreas contempladas pelo programa.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência do aluno pelo período de até doze meses para realização de estudos em tempo integral. Na China, a permanência é de até 24 meses, incluindo um estágio linguístico. Parte desse período poderá ser dedicada a estágio profissional ou científico-tecnológico em empresas, instituições de ensino ou centros de pesquisa no país de destino.

Mais informações: (47) 3211-7227 e-mail: internacional@unifebe.edu.br
Informações do site do programa – http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes

Texto: Elizandra Damasceno

Conselheiros do CONSUNI são empossados