25 de setembro de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Ciências Contábeis realiza semana acadêmica até quarta-feira

Palestras acontecem no Auditório do Bloco C

Lembrar a importância das Ciências Contábeis no cenário econômico e social é um dos principais objetivos da 21ª Semana Acadêmica do curso, a Secont, que iniciou nesta segunda-feira, 24 de setembro e segue até quarta-feira, 26. O evento é realizado no Auditório do Bloco C, a partir das 19h e é aberto à comunidade.

O economista Jorge Paulo Krieger Filho, que também é presidente do Clube Filatélico Brusquense e dedicado ao estudo da história do Brasil através dos selos postais, foi responsável pela palestra de abertura, que abordou a Independência do Brasil. Com o tema “1808 – 1822 – O caminho da Independência”, o palestrante falou do período de 1808 quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil até 1822 – quando aconteceu a independência.

— É importante para os alunos descobrir algo sobre a história do Brasil, que é diferente do que está nos livros escolares. Ao mesmo tempo remetemos a assuntos relacionadas a Ciências Contábeis, como por exemplo, as questões tributárias que motivou os movimentos de independência da época — ressalta Krieger Filho.

O coordenador do curso, Edilson Sidnei Padilha, enfatiza que durante o ano há dois momentos importantes para o setor contábil: 25 de abril quando se celebra o dia do Contabilista e 22 de setembro que é o dia do Contador. Por isso, a Semana Acadêmica é realizada para que os estudantes possam interagir com os palestrantes e professores e ter novos olhares sobre o curso e temas diversos.

— Neste semestre estamos trazendo para a primeira noite do evento uma palestra fora da área. No entanto, mantendo o espírito da Semana Acadêmica que existe a tantas edições, buscamos lembrar aos alunos a importância que o curso possui no cenário econômico e social, que somos peça de uma grande engrenagem que faz parte de um grande motor chamado economia — enfatiza Padilha.

Terça-feira — 25/09

Tema: O Futuro da Profissão Contábil

Luiz Ricardo Espíndola – Contador do Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Quarta-feira — 26/09