13 de junho de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Clube de Debates do Colégio UNIFEBE realiza apresentação no Feliciano Pires

Estudantes participaram de disputa acirrada sobre diversos temas

Estudantes do 9º, 1º e 2º anos do Clube de Debates do Colégio UNIFEBE estiveram na Escola Estadual Básica Feliciano Pires apresentando as atividades desenvolvidas durantes os encontros do grupo. O objetivo é difundir o debate competitivo nas escolas da região. Acompanhados dos professores Luiz Deschamps e Guilherme Hilário Lopes, eles participaram de uma disputa acirrada de opinião sobre diversos temas que foram selecionados previamente pelos docentes.

Ao final de cada rodada de debates, os estudantes do Feliciano Pires decidiam qual dupla havia se destacado na defesa de seu ponto. De acordo com o professor Deschamps, os alunos deram uma grande demonstração de perícia tanto na oratória (a arte de falar em público) quanto na retórica (a arte da persuasão). “Professores da escola se mostraram interessados em abordar e criar seus próprios clubes de debate. Foi solicitado um intercâmbio de informações e materiais didáticos sobre retórica, um componente curricular em evidência na conjuntura do Novo Ensino Médio. A princípio, a ideia é municiar os alunos do Feliciano Pires com o material desenvolvido no colégio para facilitar a implementação desse clube”, revela.

A aluna Ayana Mayer considera que a apresentação foi uma ótima oportunidade para praticar as atividades realizadas nas aulas do clube. “Tivemos um público ótimo e participativo, o que é um verdadeiro incentivo para continuarmos praticando e debatendo. Esperamos que os alunos e professores tenham tido uma ótima experiência, assim como nós tivemos”, afirma.

Debates como ferramenta de ensino-aprendizagem

A ideia dos debates está de acordo com a proposta do Novo Ensino Médio de atender às necessidades e expectativas dos estudantes, sendo um período de formação no qual haja maior engajamento e protagonismo estudantis. Nessa ótica, procura desenvolver conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para que os jovens possam ser capazes de lidar com as adversidades e desafios da vida de forma responsável, sustentável nas suas várias dimensões.

De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, o fomento da cultura dos debates na instituição auxilia os estudantes em vários aspectos. “O debate está presente em nossa sociedade e, assim, estamos preparando nossos estudantes como cidadãos. Além disso, isso faz com que os alunos tenham uma capacidade maior de síntese e organização de suas ideias, o que pode ajudá-los numa redação, por exemplo, ou até mesmo em outras disciplinas”, avalia o diretor, que ainda reforça que a intenção do colégio é se tornar referência na disseminação da cultura dos debates.

Retomada presencial do Natal Solidário UNIFEBE presenteia mais de 500 crianças

Retomada presencial do Natal Solidário UNIFEBE presenteia mais de 500 crianças

07 de dezembro de 2022
Estudantes do curso Vida Ativa participam de roteiro cultural em Curitiba