09 de março de 2023
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colaboradores da UNIFEBE realizam treinamento de Brigada de Incêndio

Brigadistas foram orientados a como agir em situações de primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios

Vinte e quatro colaboradores técnicos administrativos da UNIFEBE participaram de dois dias de capacitação para atuarem como responsáveis pela Brigada de Incêndio da instituição. Os brigadistas passaram por oito horas de treinamento, com base na Instrução Normativa (IN 028/DAT/CBMSC) do Corpo de Bombeiros, ministrado pela empresa NR.com, especializada em segurança do trabalho. Agora, os voluntários indicados pela universidade estão capacitados a manusear os extintores e hidrantes, executar planos de evacuação e auxiliar com primeiros socorros.

Para o supervisor de manutenção e coordenador da brigada da UNIFEBE, Ednei Leoni, conhecer e praticar as técnicas necessárias de forma adequada é indispensável para que a ação do brigadista seja efetiva. “Ações adequadas em pouco tempo fazem a diferença e salvam vidas. Situações emergenciais podem ocorrer a qualquer momento e precisamos estar preparados para agir rapidamente, auxiliando na preservação da vida e na integridade de todos que trabalham na instituição, seja num princípio de incêndio ou numa prestação de socorro”, garante Leoni.

De acordo com Guilherme da Costa Comandolli, Bombeiro Militar e instrutor do curso, ações de prevenção são cada vez mais essenciais. “Após o treinamento, os brigadistas saberão como agir e orientar colaboradores, alunos e professores. Há casos em empresas que a brigada consegue controlar um incêndio, por exemplo, antes mesmo dos Bombeiros chegarem ao local”, salienta Guilherme.

Prevista em Lei
A formação de uma Brigada de Incêndio é uma exigência do Governo do Estado de Santa Catarina, instituída pela Lei nº 15.124, de 19 de janeiro de 2010, que prevê as exigências mínimas de segurança para o funcionamento de estabelecimentos privados com grande concentração de público.

5ª fase do curso de Direito da Unifebe promove macarronada

16 de outubro de 2008
Fischer doa casa de aço para Unifebe

28 de setembro de 2011