notícias colégio
Notícias
24 de outubro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE classifica 37 estudantes para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior

Programação é destinada para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

A segunda fase da Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) terá 37 estudantes do Colégio UNIFEBE entre seus participantes. A instituição contabilizou o maior número de participantes classificados para a segunda etapa da atividade nacional no estado de Santa Catarina.

Coordenada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Piauí (UFPI), a OBQJr é direcionada para estudantes do 8.º e 9.º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país, também recebendo inscrições de estudantes do 6.º e 7.º anos.

Em agosto, eles participaram da primeira etapa, quando o desempenho foi avaliado com 20 questões objetivas em um período de duas horas. O teste foi realizado no próprio Colégio, no mesmo ambiente e tempo previstos para a segunda etapa desenvolvida no formato virtual, desta vez, com 15 questões objetivas e três abertas.

Entre os estudantes classificados, Lucas Kauan Viola, do 9° B, ficou contente com a possibilidade de testar os conhecimentos com estudantes de outras regiões catarinenses ou outros estados. “Fiquei interessado e me inscrevi mais por curiosidade”, descreve o jovem, que projeta aprofundar os conhecimentos relacionados ao tema da Olimpíada.

Para o diretor, professor Leonardo Ristow, o resultado parcial é expressivo por reconhecer o conhecimento dos estudantes em uma disciplina específica. Ele destaca o papel motivador do desempenho no preparo dos futuros participantes de eventos que seguem a proposta da OBQJr. “A nossa proposta de ensino tem se consolidado na medida em que os alunos apresentam o que aprenderam em provas externas também”, indica.

Primeira participação

Segundo o professor Heitor Paloschi, a avaliação da primeira participação foi positiva. Ele ressalta o histórico de participações de competições voltadas para o Ensino Médio, que inspiraram a inscrição na programação voltada ao Ensino Fundamental.

“Neste ano, decidi propor a participação na OBQJr, com a professora Fernanda, de Ciências, afinal, a Química está inserida no componente curricular Ciências ao longo de todo o Ensino Fundamental. O resultado nesta primeira fase foi muito gratificante, e o mais enriquecedor foi ver o entusiasmo dos estudantes, após a realização da prova, ao me verem no corredor, querendo discutir o gabarito das questões, e é claro, ansiosos, pelo resultado dos classificados”.

Quem também celebrou o resultado parcial foi a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Fernanda Germani de Oliveira Chiaratti. Ela descreve a participação na edição como um passo significativo como primeira experiência para a faixa etária. Para a coordenadora, eventos do tipo contribuem para o desenvolvimento dos estudantes, auxiliando a estimular o gosto pela ciência.

“O número elevado de alunos que avançaram de fase demonstra o empenho deles, mas também o engajamento e a dedicação dos professores e da equipe pedagógica”, descreve. “Acredito que essa experiência foi extremamente enriquecedora para os alunos, proporcionando uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em química e desenvolver habilidades críticas, como resolução de problemas. Os estudantes se mostraram mais motivados e confiantes, o que é essencial para o aprendizado”.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Engenharia de Produção propõem melhorias para indústria de Brusque
Engenharia de Produção

Acadêmicos de Engenharia de Produção propõem melhorias para indústria de Brusque


12 de junho de 2023
UNIFEBE comemora 1º ano da Rádio Uni
Publicidade e Propaganda

UNIFEBE comemora 1º ano da Rádio Uni


22 de outubro de 2020
Psicologia promove evento sobre desenvolvimento humano
UNIFEBE

Psicologia promove evento sobre desenvolvimento humano


21 de maio de 2013
Skip to content