notícias colégio
Notícias
10 de novembro de 2022
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Colégio UNIFEBE está entre os 10 finalistas do Prêmio Liga Steam

Estudantes da instituição desenvolveram projetos com foco em sustentabilidade

O Colégio UNIFEBE está entre os 10 finalistas do Prêmio Liga Steam, iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco em sustentabilidade. Na edição deste ano do prêmio, as atividades devem ser realizadas com foco nas disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que atuarão juntas, de forma transdisciplinar. Pelo menos 100 instituições de ensino de todo o país participaram do concurso desde o início.

O colégio vem desenvolvendo, com as turmas do 2º ano, um trabalho que visa melhorar a sustentabilidade ambiental em Brusque. A região do Vale do Itajaí, um dos polos têxteis e de vestuário no país, possui um alto número de indústrias e, consequentemente, de problemas ambientais. Foram analisados dados qualitativos e quantitativos para identificar os principais problemas ambientais do município. Em conjunto com os professores, os alunos propuseram soluções para reduzir a influência de fatores que comprometam a sustentabilidade de Brusque e criaram protótipos de equipamentos que minimizem os impactos ambientais na cidade.

Entre as ações desenvolvidas desde o pontapé inicial do projeto, estão a visita técnica a empresa Rio Vivo, que realiza tratamento de água e esgoto e a descida ao Rio Itajaí-Mirim, quando os alunos, com apoio da Defesa Civil de Brusque, identificaram de perto aspectos da água. Estão coordenando o projeto os professores Heitor Paloschi, Simone Sobiecziak e Jessica Leme Cano, além da professora Tamily Roedel, presidente do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE.

De acordo com o professor Leonardo Ristow, diretor do Colégio UNIFEBE, estar entre os 10 melhores projetos em um concurso nacional é motivo de orgulho para a instituição. “Todas as ações que desenvolvemos nesses últimos meses estão recebendo um merecido reconhecimento em âmbito nacional, inclusive por pesquisadores e autores renomados na área. Esse projeto evidencia o quanto o colégio trabalha a transdisciplinaridade, o desenvolvimento de competências e o protagonismo dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de estimular jovens a exercerem sua cidadania”, destaca o diretor Leonardo.

Premiação

O prêmio tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos que possibilitem aos professores e estudantes aprofundarem seus estudos em temas relevantes à sociedade, principalmente com foco na Sustentabilidade e na Educação Ambiental, que servirão de contexto para o desenvolvimento de soluções para a comunidade escolar. A edição de 2022 tem como questão norteadora “Como podemos construir soluções para o desenvolvimento da sustentabilidade em nossa comunidade?”.

Os dez melhores projetos seguirão para a leitura e análise de uma banca de especialistas, que avaliarão as propostas, e os vencedores serão anunciados no dia 21 de novembro, no evento “Conexão Liga Steam”, realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que contará com mesas-redondas e oficinas, além da cerimônia que premiará os melhores projetos.

A escola que terminar em primeiro lugar terá direito à implementação de um laboratório de tecnologia e inovação no valor de R$340 mil, além de um evento recreativo e educativo realizado com os estudantes premiados e kits presentes para educadores e estudantes da turma premiada.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Iniciada participação da UNIFEBE na FAIRTEC 2013

Iniciada participação da UNIFEBE na FAIRTEC 2013


30 de outubro de 2013
Simpósio de Direito inicia nesta terça-feira

Simpósio de Direito inicia nesta terça-feira


03 de outubro de 2011
Pedagogia UNIFEBE recebe Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Brusque
Universidade Comunitária

Pedagogia UNIFEBE recebe Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores de Brusque


02 de fevereiro de 2023
Skip to content