01 de dezembro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colégio UNIFEBE tem artigo publicado em e-book de revista científica

Trabalho intitulado 16 Psyche: o asteroide dourado também já havia sido apresentado na Feira Científica organizada internamente, além da Feira Regional de Matemática e na Feira Estadual de Matemática

A análise feita por estudantes do Colégio UNIFEBE, no trabalho intitulado 16 Psyche: o asteroide dourado está publicado no e-book Ciência e Tecnologia: Perspectiva Interdisciplinar. No artigo assinado por Fernanda Lira, Felipe de Almeida Waldrigues, Miguel Floriani Amorim e pela professora Simone Sobiecziak, os estudantes buscam explorar aspectos multidisciplinares ligados a uma possível mineração de asteroides.

Química, matemática, economia e fatores sociais ligados ao tema são abordados na análise do asteroide 16 Psyche. A publicação científica da editora Uniesmero está em seu segundo volume e está disponível para download no portal EduCapes.

O convite para publicação do trabalho no formato de artigo científico ocorreu no início do ano. O artigo passou ainda por um conselho editorial, revisão ortográfica e gramatical, para que fosse finalmente aprovado com as normas da Revista.

Antes da publicação, a atividade já havia sido apresentada em eventos como a Feira Científica Tecendo Conhecimento, organizada no Colégio UNIFEBE, e na Feira Regional de Matemática e na Feira Estadual de Matemática. Mais recentemente, o artigo também foi apresentado no Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enpex), organizado na UNIFEBE.

“Estou muito feliz e extremamente orgulhosa dos alunos que desenvolveram esse trabalho. Eles trabalharam arduamente durante 2022 para elaborar a pesquisa e essa publicação é uma boa recompensa. Fico muito satisfeita quando analiso o trabalho com a Iniciação Científica que estamos desenvolvendo aqui no Colégio UNIFEBE, as pesquisas desenvolvidas envolvem os estudantes a realizar análise crítica e resolução de problemas, que são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional”, descreve a professora Simone Sobiecziak.

Iniciação científica
Outro ponto destacado pela professora é a possibilidade de interação com diferentes pesquisadores e educadores. Para ela, a possibilidade de publicação também pode ter reflexos nos próximos trabalhos produzidos por estudantes do Colégio UNIFEBE.

“A publicação nesse e-book vem como um reforço e reconhecimento do nosso trabalho de Iniciação Científica e, também, serve para motivar outros estudantes a terem suas pesquisas também publicadas”, sintetiza a professora.

Em linha semelhante, o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, indica a publicação como o produto do trabalho de iniciação científica mantido na instituição. De acordo com ele, o trabalho voltado ao tema é um dos diferenciais do Colégio e destaca o nível de maturidade da produção atingida pelos jovens e a qualificação nas orientações prestadas.

“Temos que parabenizar o trabalho de professores e estudantes, que, ainda no ensino médio, já estão publicando em livros científicos”, afirma. “É muito gratificante ver o empenho de professores na orientação e dos estudantes na busca pelo conhecimento científico. Muito do que foi feito para esse artigo, teve que ser feito para além do que é cobrado no currículo escolar, então, é mérito de todos”.

Estímulo e cinema
Os estímulos recebidos pelas atividades científicas do colégio e um filme com a temática são indicados pelo estudante e um dos autores do material, Felipe Waldrigues, como parte da inspiração para a escolha do tema. “Partindo de um tema tão abstrato quanto pode parecer o estudo de um asteroide, aprendemos que, partindo de um assunto que nos desperta interesse, é possível envolver muitas áreas de conhecimento que, durante o processo, nos geraram-nos mais curiosidade ainda”, descreve.

Ele também ressalta o aprofundamento dos conhecimentos suscitados pelo processo de adaptação do trabalho para outros eventos, como as feiras de matemática. Segundo ele, a publicação dos resultados do trabalho superou as expectativas do grupo. Felipe atribui às diferentes projeções feitas durante a produção um dos diferenciais do artigo.

Pró-reitora e professor participam de curso no Chile

Pró-reitora e professor participam de curso no Chile

03 de abril de 2018
Unifebe recebe visita da equipe do SESC