22 de fevereiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Colônia de férias da UNIFEBE atende crianças de Brusque e região

Iniciativa Venha Brincar com a Pedagogia nas Férias existe há cinco anos

Desenvolvida há cinco anos como um Projeto de Extensão do Curso de Pedagogia da UNIFEBE, a colônia de férias Venha Brincar com a Pedagogia nas férias promoveu cinco oficinas para crianças de Brusque e região. Ao todo, cerca de 20 crianças, entre filhos de colaboradores e da comunidade foram atendidas na edição 2024.

As oficinas reuniram crianças com idades entre 6 e 10 anos nos meses de janeiro e fevereiro. Nas atividades, elas puderam desenvolver habilidades, tais como: trabalho em equipe, resolução de problemas, coordenação motora, leitura e escrita, raciocínio lógico, empatia, criatividade. Ainda foram desenvolvidas atividades e brincadeiras ao ar livre, como bolinhas de sabão, pega-pega, balão com água entre outras atividades. Os participantes também puderam desfrutar de uma exibição de um filme.

Foram desenvolvidas ações voltadas à produção de cupcakes e picolés de frutas; plantio de flores e verduras; modelagem de argila e massinha caseira; produção de sabonete artesanal; de sachês e tinta natural com ingredientes encontrados na natureza. Os itens elaborados pelas participantes puderam ser levados para casa para interação com as famílias.

Durante o período da colônia de férias, uma alternativa de acolhimento e entretimento das crianças durante as férias escolares, os participantes são acompanhados pela assistente de laboratório, a acadêmica da 6ª fase do curso de Pedagogia, Maiara Sbardelatti, no espaço da Brinquedoteca. No mesmo ambiente, é desenvolvida a Alfabetização e Letramento e Reforço Escolar, também projeto de extensão do curso e que será retomado em março.

“Todos esses projetos têm base na ludicidade, na literatura, no protagonismo infantil e na cultura maker, na qual as crianças colocam a ‘mão na massa’ para realizar as atividades propostas”, ressalta a coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIFEBE, professora Eliane Kormann.

Ela salienta as inovações preparadas para cada edição da colônia de férias. Segundo a coordenadora, as ações enfatizam brincadeiras, convivência, exploração, participação e expressão.

A percepção é semelhante à da acadêmica Maiara, que acredita que as oficinas proporcionaram engajamento, momentos de conversa e maior interação entre as crianças e as famílias. “Sempre tive bastante liberdade para criar o que iria trabalhar na colônia de férias, mas este ano buscamos mudar, fazer algo diferente do tradicional, do que correr, brincar, jogar bola. Queria um incentivo a mais, algo que fosse contribuir nas férias deles em casa também”, descreve. “Para minha vida acadêmica e profissional foi um avanço poder trabalhar com uma proposta diferenciada. Acho que consegui engajar melhor as crianças e acredito que contribuí, por ver um projeto que vi seus efeitos, o quanto ele trouxe de benefício para elas”.

Contagem regressiva para a IV Mostra de Talentos

24 de abril de 2007
Edital Proppex nº13/2011 – Seleção de candidatos a Bolsa de Estudo Institucional – 2011.2

29 de agosto de 2011