24 de agosto de 2017

NIASI aprova artigos em eventos científicos do mês de outubro

O Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes – NIASI da UNIFEBE comemora aprovação de mais duas publicações relevantes em eventos de QUALIS B2 e B3.

Segundo o coordenador do NIASI, professor doutor Aluízio Haendchen Filho, as publicações são fruto dos trabalhos multidisciplinares de pesquisa realizados no núcleo, com a participação de alunos e professores de várias áreas.

Para o mês de outubro, foi aprovado o artigo “O Problema do Reconhecimento de Voz Offline em Dispositivos Móveis: em Busca de uma Abordagem Racional” dos autores Lucas Debatin, Aluizio Haendchen Filho e Rudimar Dazzi para o XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2017).

— O WebMedia é um dos eventos mais importantes realizados no Brasil na área de desenvolvimento Web e de Midias Web. O artigo resumo aceito é o tema de pesquisa de mestrado do aluno egresso Lucas Debatin na UNIVALI, e aplica recursos de Redes Neurais e Processamento de Linguagem Natural, duas das técnicas de Inteligência Artificial mais utilizadas no NIASI. É um trabalho inédito na literatura mundial — explica Haendchen Filho.

Também em outubro, foi aprovado o artigo “Uma Ferramenta para Identificar Desvios de Linguagem na Língua Portuguesa” para o VI Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2017). O trabalho é de autoria de Jonathan Nau, Aluizio Haendchen Filho, Guilherme Passero e Vinicius Antônio Cavaco.

— O STIL é um Simpósio Internacional, considerado o mais importante do Brasil na Área de Processamento de Linguagem Natural (PLN). PLN é hoje um dos temas de pesquisa mais relevantes da IA, e que tem reflexos profundos em várias tecnologias emergentes, tais como computação cognitiva e aprendizado de máquina — conta o coordenador do NIASI.

Com a aceitação dos artigos, o núcleo contabiliza oito trabalhos aceitos em eventos nacionais e internacionais relevantes neste ano.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Projeto Biblioteca Ambulante da UNIFEBE inicia campanha para arrecadação de livros