notícias colégio
Notícias
24 de agosto de 2017

NIASI aprova artigos em eventos científicos do mês de outubro

O Núcleo de Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes – NIASI da UNIFEBE comemora aprovação de mais duas publicações relevantes em eventos de QUALIS B2 e B3.

Segundo o coordenador do NIASI, professor doutor Aluízio Haendchen Filho, as publicações são fruto dos trabalhos multidisciplinares de pesquisa realizados no núcleo, com a participação de alunos e professores de várias áreas.

Para o mês de outubro, foi aprovado o artigo “O Problema do Reconhecimento de Voz Offline em Dispositivos Móveis: em Busca de uma Abordagem Racional” dos autores Lucas Debatin, Aluizio Haendchen Filho e Rudimar Dazzi para o XXIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia 2017).

— O WebMedia é um dos eventos mais importantes realizados no Brasil na área de desenvolvimento Web e de Midias Web. O artigo resumo aceito é o tema de pesquisa de mestrado do aluno egresso Lucas Debatin na UNIVALI, e aplica recursos de Redes Neurais e Processamento de Linguagem Natural, duas das técnicas de Inteligência Artificial mais utilizadas no NIASI. É um trabalho inédito na literatura mundial — explica Haendchen Filho.

Também em outubro, foi aprovado o artigo “Uma Ferramenta para Identificar Desvios de Linguagem na Língua Portuguesa” para o VI Symposium in Information and Human Language Technology (STIL 2017). O trabalho é de autoria de Jonathan Nau, Aluizio Haendchen Filho, Guilherme Passero e Vinicius Antônio Cavaco.

— O STIL é um Simpósio Internacional, considerado o mais importante do Brasil na Área de Processamento de Linguagem Natural (PLN). PLN é hoje um dos temas de pesquisa mais relevantes da IA, e que tem reflexos profundos em várias tecnologias emergentes, tais como computação cognitiva e aprendizado de máquina — conta o coordenador do NIASI.

Com a aceitação dos artigos, o núcleo contabiliza oito trabalhos aceitos em eventos nacionais e internacionais relevantes neste ano.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

Projeto Biblioteca Ambulante da UNIFEBE inicia campanha para arrecadação de livros
Campanha

Projeto Biblioteca Ambulante da UNIFEBE inicia campanha para arrecadação de livros


28 de maio de 2019
Comitê de Ética em Pesquisa – CEP UNIFEBE promove formações para auxiliar pesquisadores
Pesquisa

Comitê de Ética em Pesquisa – CEP UNIFEBE promove formações para auxiliar pesquisadores


16 de março de 2022
Vida Ativa está com inscrições para turma em São João Batista
Cultura

Vida Ativa está com inscrições para turma em São João Batista


06 de abril de 2017
Skip to content