notícias colégio
Notícias
28 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Com palestra e depoimentos de empresários, Programa Semear aborda felicidade no trabalho

Com palestra e depoimentos de empresários, Programa Semear aborda felicidade no trabalho

A criação de estratégia de gestão de pessoas, que tenha como foco o aumento da satisfação no trabalho é o desafio proposto para a edição do programa Semear do primeiro semestre de 2024. O programa de Curricularização da Extensão do curso de Administração também deve gerar a produção de apresentações e resumos expandidos sobre o tema, que serão apresentados em programações de eventos científicos ao longo do ano.

Como parte da preparação, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre o tema com o empreendedor, consultor e autor, Graziano Andrade, além da possibilidade de interações com representantes de empresas como Fiat Trevisul, Supermercados Carol, Latina Têxtil, RC Conti e Açopeças. As empresas parceiras do projeto servirão de base para as análises e propostas dos acadêmicos.

Durante a apresentação, que contou com momentos de interação com os acadêmicos, Graziano ressaltou a importância da atenção às peculiaridades de cada grupo ou ambiente, assim como da conversa e audição para melhor compreensão do ambiente.

“Precisamos entender que é necessário, primeiro, fazer o básico bem-feito. Ele exige atenção aos detalhes, tempo de qualidade para ouvir as pessoas e as necessidades delas. O que é felicidade para vocês ou a felicidade que você acha que está proporcionando para as pessoas, para aquele grupo, pode não ser”, afirma. “A felicidade é particular, individual e, essa individualidade, vai exigir do líder paciência e disposição para entender o que aquele colaborador ou aquele grupo vai querer sentir”.

A importância do tema também é ressaltada pelo coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy. Ele ressalta a novidade do conceito e a intensificação na busca pelo sentimento de satisfação na vida profissional, desempenho das atividades e relacionamentos dos colaboradores nas organizações.

“Nos últimos anos, a busca por satisfação no ambiente laboral ganhou destaque e se popularizou entre os gestores empresariais. Cada vez mais, os profissionais procuram estabelecer rotinas saudáveis em ambientes com uma gestão humanizada e que resultam para as organizações, entregas mais produtivas, criativas e lucrativas”, afirma. De acordo com o professor, o momento de troca de experiências com os gestores representa uma oportunidade para construção de conhecimento e amadurecimento profissional.

Novas estratégias
A experiência proporcionada aos acadêmicos acompanhada da produção de uma apresentação e de um resumo expandido são indicados pela professora Danielle Pimentel como uma oportunidade para geração de novas estratégias de gestão. Segundo ela, a geração de ambientes profissionais que proporcionem uma maior satisfação profissional tem efeitos perceptíveis sobre os resultados atingidos por cada empresa.

De acordo com a professora, a expectativa das empresas participantes é de melhorias em seus indicadores. “Ultrapassar os muros da universidade e levar o conhecimento produzido aqui dentro para a comunidade, produzindo melhorias na área de gestão. Cada semestre, trabalhamos um tema específico e, como vamos trabalhar a felicidade, esperamos reverberar nas empresas um aumento de produtividade”, descreve. “Com o impulsionamento da satisfação do ambiente de trabalho geramos mais produtividade, mais eficiência e mais criatividade, segundo apontam pesquisas científicas”.

O acadêmico Victor Debrassi acompanhou as atividades e acredita que o tema abre novas perspectivas para a atuação como empresário. Segundo ele, as apresentações o fizeram dar uma atenção maior sobre o tema, como forma de melhorar os resultados.

“Ouvindo a palestra consegui ter ideias de como dar feedbacks mais assertivos, promover ambientes que promovem a felicidade para termos mais desenvolvimento e qualidade no ambiente de trabalho. De uma maneira prática, conseguimos estimular as pessoas que estão com a gente a performar no seu máximo”, indica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Motorista

Resultado Final do Proc. Sel. Tec. Admin. – função de Motorista


29 de maio de 2008
Edital para recebimento de Artigos para a Revista da Unifebe

Edital para recebimento de Artigos para a Revista da Unifebe


07 de março de 2006
Coro Unifebe apresenta espetáculo Autorretrato nesta quinta-feira

Coro Unifebe apresenta espetáculo Autorretrato nesta quinta-feira


24 de novembro de 2010
Skip to content