notícias colégio
Notícias
28 de março de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Com palestra e depoimentos de empresários, Programa Semear aborda felicidade no trabalho

Com palestra e depoimentos de empresários, Programa Semear aborda felicidade no trabalho

A criação de estratégia de gestão de pessoas, que tenha como foco o aumento da satisfação no trabalho é o desafio proposto para a edição do programa Semear do primeiro semestre de 2024. O programa de Curricularização da Extensão do curso de Administração também deve gerar a produção de apresentações e resumos expandidos sobre o tema, que serão apresentados em programações de eventos científicos ao longo do ano.

Como parte da preparação, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre o tema com o empreendedor, consultor e autor, Graziano Andrade, além da possibilidade de interações com representantes de empresas como Fiat Trevisul, Supermercados Carol, Latina Têxtil, RC Conti e Açopeças. As empresas parceiras do projeto servirão de base para as análises e propostas dos acadêmicos.

Durante a apresentação, que contou com momentos de interação com os acadêmicos, Graziano ressaltou a importância da atenção às peculiaridades de cada grupo ou ambiente, assim como da conversa e audição para melhor compreensão do ambiente.

“Precisamos entender que é necessário, primeiro, fazer o básico bem-feito. Ele exige atenção aos detalhes, tempo de qualidade para ouvir as pessoas e as necessidades delas. O que é felicidade para vocês ou a felicidade que você acha que está proporcionando para as pessoas, para aquele grupo, pode não ser”, afirma. “A felicidade é particular, individual e, essa individualidade, vai exigir do líder paciência e disposição para entender o que aquele colaborador ou aquele grupo vai querer sentir”.

A importância do tema também é ressaltada pelo coordenador do curso de Administração, professor Günther Lother Pertschy. Ele ressalta a novidade do conceito e a intensificação na busca pelo sentimento de satisfação na vida profissional, desempenho das atividades e relacionamentos dos colaboradores nas organizações.

“Nos últimos anos, a busca por satisfação no ambiente laboral ganhou destaque e se popularizou entre os gestores empresariais. Cada vez mais, os profissionais procuram estabelecer rotinas saudáveis em ambientes com uma gestão humanizada e que resultam para as organizações, entregas mais produtivas, criativas e lucrativas”, afirma. De acordo com o professor, o momento de troca de experiências com os gestores representa uma oportunidade para construção de conhecimento e amadurecimento profissional.

Novas estratégias
A experiência proporcionada aos acadêmicos acompanhada da produção de uma apresentação e de um resumo expandido são indicados pela professora Danielle Pimentel como uma oportunidade para geração de novas estratégias de gestão. Segundo ela, a geração de ambientes profissionais que proporcionem uma maior satisfação profissional tem efeitos perceptíveis sobre os resultados atingidos por cada empresa.

De acordo com a professora, a expectativa das empresas participantes é de melhorias em seus indicadores. “Ultrapassar os muros da universidade e levar o conhecimento produzido aqui dentro para a comunidade, produzindo melhorias na área de gestão. Cada semestre, trabalhamos um tema específico e, como vamos trabalhar a felicidade, esperamos reverberar nas empresas um aumento de produtividade”, descreve. “Com o impulsionamento da satisfação do ambiente de trabalho geramos mais produtividade, mais eficiência e mais criatividade, segundo apontam pesquisas científicas”.

O acadêmico Victor Debrassi acompanhou as atividades e acredita que o tema abre novas perspectivas para a atuação como empresário. Segundo ele, as apresentações o fizeram dar uma atenção maior sobre o tema, como forma de melhorar os resultados.

“Ouvindo a palestra consegui ter ideias de como dar feedbacks mais assertivos, promover ambientes que promovem a felicidade para termos mais desenvolvimento e qualidade no ambiente de trabalho. De uma maneira prática, conseguimos estimular as pessoas que estão com a gente a performar no seu máximo”, indica.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022
Destaque

UNIFEBE premia acadêmicos com o melhor desempenho no ENADE 2022


16 de dezembro de 2022
Enade 2007 avaliará acadêmicos de Educação Física

Enade 2007 avaliará acadêmicos de Educação Física


23 de agosto de 2007
Últimos dias de inscrição para pós-graduação na Unifebe

Últimos dias de inscrição para pós-graduação na Unifebe


17 de setembro de 2010
Skip to content