30 de agosto de 2023
Olga Luisa dos Santos

Composé UNIFEBE sedia consultoria de Moda para internacionalização de marcas

Laboratório do curso de Design de Moda foi o local Geni Rodio Ribeiro

O Composé – Escritório de Moda e Vestuário do curso de Design de Moda da UNIFEBE sediou no dia 22 de agosto, a consultoria de Moda para internacionalização de marcas, com a renomada profissional da área, Geni Rodio Ribeiro. O serviço, prestado gratuitamente a empresas da região, foi viabilizado pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)- Núcleo Blumenau e Polo Brusque, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT).

Na ocasião, as professoras de Design de Moda, Thaissa Schneider e Gabriela Poltronieri Lenzi, a acadêmica da 6ª fase, Clara Bessa, e a assistente de laboratório, Caroline Zimmermann, acompanharam a consultoria e o contato com as empresas. “Esta aproximação da universidade com as empresas e profissionais da área possibilitam um networking muito valioso para o curso e para os futuros designers. Além de que, receber um evento como este em nossa instituição reconhece o curso de Design de Moda da UNIFEBE como uma referência em nosso estado”, destaca a professora Thaissa Schneider.

Para a estudante, acompanhar a consultoria possibilitou observar os processos reais que ocorrem na indústria. “Aprendemos muito sobre o lado comercial da indústria da moda, da importância de pensarmos na criação de um produto e na sua perspectiva de venda, de como ele será apresentado para o mercado. Em oportunidades como essa, que a UNIFEBE dispõe extraclasse, agregamos conhecimentos e experiências para além do currículo”, enfatiza Clara.

A preocupação da UNIFEBE em inserir o acadêmico na realidade do mercado de trabalho ainda na Graduação foi um dos pontos destacados pela consultora, Geni Rodio Ribeiro. “Pelo pouco que estive aqui percebi o cuidado e o comprometimento da instituição em mostrar para o aluno que trabalhar com Moda não é apenas sonhar e criar conceitos. Entender que a realidade da indústria não é um sonho é essencial para preparar esses estudantes para o dia a dia da profissão e o mercado de trabalho precisa de profissionais que entendam isso”, complementa.

A consultoria realizada na UNIFEBE integrou a programação do evento “Moda: internacionalização de marcas”, que teve início no dia 21 de agosto, na Associação de Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (AMPE). “Ficamos lisonjeados em sediar uma das consultorias disponibilizadas neste projeto. Nosso curso de Design de Moda, por meio do Composé, tem aberto as portas da universidade e ofertado gratuitamente conhecimento acadêmico em prol do aprimoramento de novos negócios. Foi um privilégio colaborar com o PEIEX e com a ABIT”, enaltece a coordenadora do curso, professora Jô Rosa.

Formação Continuada inicia nesta sexta-feira, 1º
Egresso