21 de março de 2024
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Núcleo de Informática da UNIFEBE apresenta case de tecnologia em evento promovido pela Acafe

Segunda edição do GoTI.IES foi realizada nos dias 15 e 16 de março, na Universidade Regional de Blumenau (Furb)

O Núcleo de Informática do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representou a instituição na segunda edição do GoTI.IES, organizado pela Câmara de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). No evento, realizado entre os dias 15 e 16 de março, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), os programadores web do NI UNIFEBE, Elizane da Conceição e Thalles de Aguiar, apresentaram para os profissionais de tecnologia das Instituições de Ensino Superior da Acafe, o case “Desenvolvendo Soluções Acadêmicas por meio de um Centro Adaptável para Informações”.

Na ocasião, a UNIFEBE compartilhou as funcionalidades e módulos do sistema criado pelo próprio setor. “Apresentamos como surgiu o CAPI Sisfebe, como ele foi elaborado, a arquitetura do sistema, ferramentas, necessidades e os resultados alcançados com o uso dele”, explica Elizane. A plataforma é utilizada para diversos fins, como Ação de Ensino, Academia, Gestão de usuários da Minha Biblioteca, Integração com Sistema Avalia, Reserva de Laboratórios, Portal do RH para professores, entre outros.

Networking

O evento, que nesta edição teve como lema “Um olhar para conectar e impulsionar as áreas de Tecnologia da Informação das IES”, visa promover a troca de aprendizados, contribuindo para o avanço da TI nas Instituições de Ensino Superior (IES). Por meio das apresentações dos cases, os setores de tecnologia das universidades compartilharam suas experiências e necessidades para atender às demandas da área educacional.

“Foi uma experiência gratificante perceber que as soluções que apresentamos tiveram uma recepção tão positiva. Tenho a certeza de que pudemos proporcionar novas ideias e insights aos demais, já que lidamos com dificuldades comuns a todas as instituições. Além disso, alguns cases apresentados por outras universidades foram especialmente interessantes para nós, pois abordaram situações que enfrentamos atualmente e nos ajudaram a pensar em soluções que se adaptem com a nossa realidade”, complementa Elizane.

Para o vice-reitor da UNIFEBE e pró-reitor de Administração, professor Sergio Rubens Fantini, os investimentos feitos pela instituição em tecnologia refletem diretamente na qualidade do ensino dos estudantes. “O próprio take-home, o acesso remoto aos laboratórios e os pocket labs são alguns exemplos de ferramentas utilizadas em prol da comunidade acadêmica da UNIFEBE. Essa troca com outras instituições de ensino é essencial para a evolução tecnológica na área da educação, pois ao melhorar processos e sistemas, aprimoramos a experiência dos nossos alunos e isso, consequentemente, reverbera em seu processo de ensino-aprendizagem”, enfatiza Fantini.

Alunos de Ciências Contábeis visitam Casa de Assistência

06 de maio de 2010