O Núcleo de Informática do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) representou a instituição na segunda edição do GoTI.IES, organizado pela Câmara de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). No evento, realizado entre os dias 15 e 16 de março, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), os programadores web do NI UNIFEBE, Elizane da Conceição e Thalles de Aguiar, apresentaram para os profissionais de tecnologia das Instituições de Ensino Superior da Acafe, o case “Desenvolvendo Soluções Acadêmicas por meio de um Centro Adaptável para Informações”.
Na ocasião, a UNIFEBE compartilhou as funcionalidades e módulos do sistema criado pelo próprio setor. “Apresentamos como surgiu o CAPI Sisfebe, como ele foi elaborado, a arquitetura do sistema, ferramentas, necessidades e os resultados alcançados com o uso dele”, explica Elizane. A plataforma é utilizada para diversos fins, como Ação de Ensino, Academia, Gestão de usuários da Minha Biblioteca, Integração com Sistema Avalia, Reserva de Laboratórios, Portal do RH para professores, entre outros.
Networking
O evento, que nesta edição teve como lema “Um olhar para conectar e impulsionar as áreas de Tecnologia da Informação das IES”, visa promover a troca de aprendizados, contribuindo para o avanço da TI nas Instituições de Ensino Superior (IES). Por meio das apresentações dos cases, os setores de tecnologia das universidades compartilharam suas experiências e necessidades para atender às demandas da área educacional.
“Foi uma experiência gratificante perceber que as soluções que apresentamos tiveram uma recepção tão positiva. Tenho a certeza de que pudemos proporcionar novas ideias e insights aos demais, já que lidamos com dificuldades comuns a todas as instituições. Além disso, alguns cases apresentados por outras universidades foram especialmente interessantes para nós, pois abordaram situações que enfrentamos atualmente e nos ajudaram a pensar em soluções que se adaptem com a nossa realidade”, complementa Elizane.
Para o vice-reitor da UNIFEBE e pró-reitor de Administração, professor Sergio Rubens Fantini, os investimentos feitos pela instituição em tecnologia refletem diretamente na qualidade do ensino dos estudantes. “O próprio take-home, o acesso remoto aos laboratórios e os pocket labs são alguns exemplos de ferramentas utilizadas em prol da comunidade acadêmica da UNIFEBE. Essa troca com outras instituições de ensino é essencial para a evolução tecnológica na área da educação, pois ao melhorar processos e sistemas, aprimoramos a experiência dos nossos alunos e isso, consequentemente, reverbera em seu processo de ensino-aprendizagem”, enfatiza Fantini.