05 de fevereiro de 2014

Comunidade acadêmica participa do segundo dia de Formação Continuada na UNIFEBE

Professores e funcionários lotaram o auditório do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, campus Santa Terezinha, para o segundo dia de Formação Continuada do primeiro semestre. O palestrante da noite, professor José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), falou sobre “Metodologias Inovadoras”, dando continuidade ao evento que tem como tema central: “UNIFEBE Comunitária: desafios e perspectivas para o ensino, para a iniciação científica e a extensão”.

Durante a palestra, Valente defendeu a importância de buscar outros meios para atrair o aluno à sala de aula. “Está todo mundo incomodado que o estudante está no celular, nas redes sociais e não na sala de aula. Essa mudança tem que ocorrer. Hoje, o professor passa a informação, mas como ela está disponível em qualquer lugar não seria mais necessário fazer isso então. Ele precisa buscar outros meios”, afirma.

Segundo o palestrante, o objetivo agora é fazer com que sejam criadas condições para que os alunos busquem a informação e que a sala de aula se torne um ambiente para resolver os problemas. “Antes o aluno não tinha tecnologia, não podíamos exigir nada dele. Agora, o professor precisa se adequar para usar isso. O aluno já utiliza, o professor que continua resistente”, diz. Como solução, ele indica a utilização de softwares e atividades práticas que estimulem o interesse do estudante pelo conceito.

O evento

Na quarta-feira, 5, o reitor da Unochapecó, professor Odilon Luiz Poli, apresenta ao público a palestra sobre o tema central do evento, a partir das 19h, no auditório do Bloco C. Além das palestras, os inscritos na formação também participam de uma reunião com a Administração Superior, na quinta-feira, 6, às 19h, no auditório do Bloco C. Uma hora depois, iniciam as reuniões de colegiado de cada curso. “Os encontros com os colegiados são definidos pelas coordenações de curso, dessa forma podem ocorrer em dias e horários diferenciados. Os docentes devem ficar atentos às informações enviadas pelos coordenadores dos cursos em que lecionam”, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Claudemir Aparecido Lopes.

De acordo com ele, a participação dos docentes no evento é de extrema importância para promover o debate e as reflexões sobre a Educação Superior e as práticas pedagógicas no âmbito universitário. “Nosso objetivo com o evento é discutir a respeito de ações pedagógicas, seus desafios e perspectivas no âmbito dos cursos de graduação, analisar propostas de melhorias e aperfeiçoamentos no ensino, na iniciação científica e na extensão, bem como aprimorar o fazer docente, seus desafios e competências para o ensino superior”, pontua o pró-reitor.

Na segunda-feira, 10, ou terça-feira, 11, os professores ingressantes e demais interessados podem participar da oficina sobre Plano de Ensino, às 19h, Laboratório de Informática.

O evento é aberto à comunidade e as inscrições podem ser feitas pelo site www.unifebe.edu.br. Mais informações: 47-3211-7205.

Confira aqui um artigo do palestrante

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues

Publicado por: Assessoria de Comunicação

imprensa@unifebe.edu.br