27 de junho de 2013

Comunidade ajuda construir UNIFEBE dos próximos 20 anos

Na noite de quarta-feira, 26, o Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE promoveu o Seminário “Construindo a UNIFEBE dos próximos 20 anos”. O evento foi realizado para apresentar os resultados da pesquisa sobre o planejamento estratégico da instituição para as próximas duas décadas. O questionário foi respondido por representantes da comunidade, empresários, líderes e autoridades.

Estiveram presentes Helenice G. Machado Luchetta, secretária de coordenação técnica da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina – UNDIME/SC, o presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, Maurício Fernandes Pereira, o vereador de Brusque Valmir C. Ludvig, a secretária de Governo e Gestão Estratégica de Brusque, Ana Beatriz Baron Ludvig, o gerente de Educação, Moacir Merízio, o prefeito de Botuverá José Luiz Colombi, representantes de sindicatos e outras entidades da cidade.

Os resultados foram apresentados pelo coordenador do curso de Administração, George Wilson Aiub. “Fazer uma projeção para os próximos 20 anos é um desafio para todos, não apenas para a UNIFEBE. Acreditamos que a instituição precisa ter mais impacto na qualidade de vida da comunidade que está inserida”, afirmou Aiub.

O reitor Günther Lother Pertschy salientou que a UNIFEBE é comprometida com a região e que o planejamento estratégico foi realizado para que a instituição possa contribuir com a comunidade de acordo com a realidade local.

Resultados obtidos

Segundo Aiub, o questionário permitiu identificar demandas para criar as diretrizes futuras. “Temos dez pontos estratégicos para delinearmos os caminhos a serem traçados, mas não podemos enxergar a solução de forma isolada”, frisou.

Entre os pontos estratégicos estão o futuro do ensino, papel da UNIFEBE na promoção da Educação Superior, formas de financiamento, áreas do conhecimento, conselhos da instituição, novos cursos a serem oferecidos, visão em relação ao ensino a distância, tendências de integração entre universidade, poder público e organizações e ocupação da infraestrutura nos períodos matutino e vespertino.

Após a explanação dos resultados, o público pode fazer perguntas e sugerir soluções. Os participantes que se manifestaram foram unânimes em parabenizar a iniciativa da instituição em abrir o espaço democrático para que toda a comunidade participe do planejamento dos próximos anos.

Maurício Fernandes Pereira frisou que a UNIFEBE exerce realmente seu papel de instituição comunitária e que ela deve crescer, oferecendo mais cursos e manifestou o apoio do Conselho Estadual de Educação nesse processo de expansão educacional.

A representante da UNDIME, Helenice G. Machado Luchetta, parabenizou o reitor pela iniciativa e enfatizou que a instituição tem se destacado em vários setores da sociedade e que seu conhecimento deve ser aproveitado também pelas secretarias de educação para a formalização de suas diretrizes curriculares.

Mais participantes se manifestaram e todas as sugestões foram anotadas para compor o planejamento estratégico.

Texto: Elizandra Damasceno

Equipe do Colégio UNIFEBE é finalista do HackNAV

Equipe do Colégio UNIFEBE é finalista do HackNAV

05 de setembro de 2023