notícias colégio
Notícias
04 de junho de 2009

Conferência de Segurança Pública reúne comunidade na Unifebe

Nesta quinta-feira, dia 4, teve início na Unifebe – Centro Universitário de Brusque a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Realizado no Auditório do Bloco C o evento reuniu autoridades, membros de diversas entidades, além da comunidade em geral, com o objetivo de definir princípios e diretrizes para a elaboração de uma nova política nacional na área.

Estiveram presentes na ocasião a reitora da Instituição, professora Maria de Lourdes Busnardo Tridapalli, o prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, o prefeito de Botuverá, Zanor Sgrott, o tenente-coronel da polícia militar de Santa Catarina, João Schorne de Amorim, o presidente da subseção de Brusque da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcelus Dadan, o capitão do Corpo de Bombeiros de Brusque, José Gamba Júnior, o presidente do Conselho Penitenciário Estadual, José Ricardo de Souza, o diretor da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado, Marcos Pamplona, entre outros.

Durante a abertura, a reitora da Unifebe salientou a importância do evento. "Temos um grande prazer em sediar este momento inédito na história nacional, que reúne a comunidade para discutir uma questão tão fundamental da cidadania. Seu significado é de extrema relevância, já que sem segurança é improvável que se crie um estado psicológico necessário para que as pessoas tenham a mínima qualidade de vida", afirmou.

O prefeito de Brusque também manifestou sua alegria com a etapa municipal. "Como destacou a reitora, este é um momento ímpar, não apenas em nossa cidade, mas também no Brasil, já que esta é a primeira vez que o tema é debatido em todo o nosso país de forma sistematizada", comentou Eccel.

No período da manhã foram realizadas palestras sobre segurança pública e também a respeito do Texto-Base da Conferência. A tarde deu-se início as discussões dos sete eixos temáticos, que são: "Gestão Democrática, controle social e externo, integração e federalismo"; "Financiamento e gestão da política pública de segurança"; "Valorização profissional e otimização das condições de trabalho"; "Repressão qualificada da criminalidade"; "Prevenção Social do crime e das violências e construção da cultura da paz"; "Diretrizes para o Sistema Penitenciário" e "Diretrizes para o Sistema de Prevenção, Atendimentos Emergenciais e Acidentes".

A partir delas foi possível a realização de debates, elencando princípios e diretrizes. Amanhã, a partir das 8h, o evento irá eleger as principais, formando um caderno de propostas que será encaminhado a Brasília. Este caderno será discutido no evento estadual, posteriormente no nacional, formando assim um material final sobre a nova política nacional de segurança pública.

"Até o presente momento a segurança pública era tratada dentro das corporações e órgãos responsáveis, eram eles que geralmente definiam as metas, diretrizes e ações. A conferência pública veio para quebrar este paradigma, trazendo a sociedade para participar deste processo, já que a segurança pública é feita para os cidadãos, para os municípios", afirmou o diretor da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania do Estado.

Ao todo em santa Catarina serão realizadas 12 etapas municipais e diversas conferências livres, que culminarão no final deste mês na etapa estadual. Já a Conferência Nacional acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto em Brasília. Mais informações no site www.conseg.gov.br.

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Daniela Burgonovo

 

Postagens relacionadas

Reitor conhece universidades em Portugal

Reitor conhece universidades em Portugal


16 de junho de 2011
UNIFEBE faz manutenção em equipamentos neste sábado, 18

UNIFEBE faz manutenção em equipamentos neste sábado, 18


17 de maio de 2013
Fundação Municipal de Esporte apresenta projetos na Unifebe

Fundação Municipal de Esporte apresenta projetos na Unifebe


09 de novembro de 2009
Skip to content